Pesquisadores publicam artigo científico sobre Educação Ambiental em periódico internacional.

Com o tema "Educação Ambiental como ferramenta para a sustentabilidade dos paleoagroecossistemas", o artigo científico que fala sobre uma preocupação, têm por base a constatação dos processos de degradação dos paleoagroecossistemas.

O estudo foi realizado pelos pesquisadores José Alberto Gonçalves de Moura, Antonio de Santana Padilha Neto e Hortência Silva Almeida, Mestrandos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (PPGDiDeS/UNIVASF), com a orientação dos professores PhD. Clecia Simone Gonçalves Rosa Pacheco (IF Sertão-PE), Dr. Deranor Gomes de Oliveira (UNIVASF) e MSc. Rosimary de Carvalho Gomes Moura (UPE).

O trabalho realizado pelos alunos do mestrado, originou-se de uma preocupação que tem por base a constatação dos processos de degradação dos paleoagroecossistemas. O desenvolvimento da humanidade ao longo da história tem impactado sobremaneira os recursos naturais do planeta terra, gerando a cada dia um grande risco a sobrevivência da espécie humana que durante milênios viveu em harmonia com os ecossistemas naturais.

O artigo Educação Ambiental como ferramenta para a sustentabilidade dos paleoagroecossistemas tem como objetivo, analisar como a Educação Ambiental (EA) contribui como ferramenta para a sustentabilidade desses ambientes, primando pela sustentabilidade socioambiental. Possuindo uma abordagem qualitativa, com viés descritivo e exploratório, a pesquisa oferece resultados que apontam para uma necessidade de maior conhecimento acerca da relevância da EA enquanto política e enquanto prática, buscando a sensibilização da sociedade para dirimir os impactos causados diuturnamente nos ecossistemas e nos paleoagroecossistemas.

Ascom