RedeGN - Professores da Facape participam como co-autores em livro sobre desenvolvimento do semiárido

Professores da Facape participam como co-autores em livro sobre desenvolvimento do semiárido

Dez professores da Faculdade de Petrolina - Facape participaram como co-autores de um livro produzido pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

A temática envolve o semiárido, gestão, inovação e empreendedorismo, e foi apresentada nesta terça-feira (23), no evento de lançamento da obra, que ocorreu em uma live no YouTube.

O livro chamado “Desenvolvimento do semiárido: Organizações, gestão, inovação & empreendedorismo, volume 2” é fruto do trabalho desenvolvido na disciplina de Tópicos Avançados I, ministrada pelo professor da Facape, professor Dr. João Ricardo de Lima, pelo programa de pós-graduação em dinâmicas de desenvolvimento do semiárido, oferecido pela Univasf, durante o segundo semestre do ano 2019.

Além do professor João Ricardo, mais 9 professores da Facape participaram da construção livro enquanto alunos da pós-graduação, como o professor e diretor executivo, José Alberto Gonçalves; Antônio Padilha, Ana Paula Batista, Ana Carla Pereira, Janaina Ageitos, Michela D´Arc Mota, Maria Victoria Gonçalves, Maria do Socorro Macedo e Bárbara Alves de Amorim.

Para um dos autores da obra, o professor da Facape e mestrando Antônio Padilha, este é um momento de muita alegria por fazer parte de um livro que trata de diversos temas de importância para o território do semiárido brasileiro, através de pesquisas, de estudos e orientações dos professores e dos grupos de estudo criados dentro do mestrado. 

“A construção desse livro é motivo de orgulho e uma forma de expressar aquilo que nós conseguimos desenvolver durante o programa do mestrado. Quando a gente escreve, investiga, vai a campo fazer as pesquisas; quando validamos nossas hipóteses com nossos estudos e estamos em sala de aula aprendendo com nossos professores e colegas mestrandos, nós desenvolvemos muito essa capacidade de pensar na região do semiárido e de criar novas possibilidades para soluções de problemas antigos e novos, que a gente tem em nosso território”, destaca Antônio Padilha.

Sobre a contribuição dessa experiência na vida profissional, enquanto professor da Facape, o mestrando também afirma que esse trabalho é uma forma de agregar mais qualificação, oferecendo uma gama de conhecimentos sobre o território semiárido, ressaltando que a Facape também é parte desse projeto, como uma instituição parceira da Univasf, com diversos professores atuando em campo de mestrado. 

Assessoria de Comunicação da Facape