Dia do Consumidor: Procon-BA divulga lista de empresas com maior número de reclamações em 2020

A Superintendência de Defesa do Consumidor da Bahia (Procon-BA) divulgou lista das empresas com o maior número de reclamações na Bahia em 2020. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (15), Dia do Consumidor.

Segundo o Procon-BA, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) foi a empresa com o maior número de reclamações no ano passado. De acordo com o Procon-BA, entre os assuntos mais reclamados no ano passado, 30% foram de serviços relacionados à água e esgoto. A empresa foi contatada para falar sobre o caso e aguarda uma resposta.

Outra empresa que aparece na lista é a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), em quinto lugar nas reclamações. A empresa também foi procurada pelo G1 e espera e aguarda retorno.

Em segundo lugar nos assuntos mais reclamados, estão os serviços de telefonia fixa, com 18% de reclamações. Entre as áreas mais reclamadas no Procon-BA, 35% referem-se a serviços essenciais; 30% produtos; 16% assuntos financeiros; 14% serviços privados; entre outros.

Ainda segundo o Procon-BA, em 2020 na Bahia, foram registradas 76.390 reclamações no site Consumidor.gov.br. Destas 76,28% foram resolvidas e 23,72% ficaram sem respostas.

Por causa da pandemia, os atendimentos são feitos por meio da internet, por um formulário disponibilizado pelo órgão.
Confira as 10 empresas com mais reclamações em 2020:

Embasa
Oi
Telemar - OI
Casas Bahia / Ponto Frio
Coelba
TIM
Ricardo Eletro
Magazine Luiza
Vivo
Motorola

G1 Bahia