RedeGN - História: Antonio Conselheiro completaria 191 de nascimento neste sábado (13)

História: Antonio Conselheiro completaria 191 de nascimento neste sábado (13)

Neste dia 13 de março, a história celebra os 191 anos de nascimento de Antônio Vicente Mendes Maciel, o Conselheiro, peregrino e líder do arraial do Belo Monte, mais conhecido como Canudos, Bahia. 

Nascido em Quixeramobim, em 1830, Conselheiro percorreu pelo sertão do Nordeste - marcado pela seca, fome e miséria - levando mensagens religiosas e conselhos sociais para as populações carentes, até fundar, nas margens do rio Vaza Barris, no município de Canudos, na Bahia, uma comunidade, que garantia trabalho e acesso à terra.

Considerado inimigo da República pelas autoridades políticas da época, Antônio Conselheiro causou preocupação também aos fazendeiros da região. Assim, após conflito armado, a guerra contra Canudos (1896-1897) matou o líder do Arraial em 22 de setembro de 1897, provavelmente, mas sua luta e resistência seguem vivas na História.

A casa onde nasceu Antônio Vicente Maciel, localizada em Quixeramobim, tombada pelo Estado em 2005, passou recentemente por restauro e integrará a Rede de Equipamento da Secult/CE, através de contrato de gestão com o Instituto Dragão do Mar.

CONSELHEIRO VIVO: Anualmente, o município de Quixeramobim, com apoio da Secretaria da Cultura do Ceará, por meio da Casa de Saberes Cego Aderaldo, celebra o seu filho mais ilustre, com o evento “Conselheiro Vivo”. 
Em 2021, a atividade chega a sua 17ª edição e acontece de forma totalmente virtual, com encerramento previsto para esta noite, com show cultural, transmitido pelas redes sociais da Prefeitura Municipal.

A celebração em homenagem a Conselheiro está oficialmente incluída no Calendário Oficial de Eventos do Estado, através do Projeto de Lei nº 231/19 (PL 231/19).

Redação redeGN