Frente Nacional de Prefeitos pede que lockdown seja avaliado como forma de controlar pandemia

A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) divulgou nota nesta sexta-feira (12) em que recomenda aos prefeitos e prefeitas brasileiros aumento das medidas restritivas de circulação como forma de controlar a pandemia da Covid-19. O texto destaca que o "momento exige posições firmes para proteger a vida" e pede que os governantes avaliem, inclusive, a decretação do lockdown.

Na recomendação aos municípios, a FNP destaca o aumento de casos, mortes e internações faz do Brasil o epicentro mundial da Covid-19 e faz críticas ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que voltou a condenar medidas restritivas para conter o coronavírus.

"O cenário toma contornos cada vez mais catastróficos com as novas variantes do coronavírus, potencialmente mais contagiosas, de evolução mais agressiva e que circulam sem controle. E com as declarações do presidente da República que, mais uma vez em sua transmissão de vídeo semanal, criticou as medidas de segurança sanitária adotadas por prefeitos e governadores. Suas falas evidenciam a ineficaz coordenação nacional no enfrentamento à pandemia e ratificam a desconexão com a realidade, falta de compromisso com a Constituição Federal e com a vida. Situações que colocam o Brasil como foco de atenção e apreensão internacional", diz o comunicado.

A Frente Nacional de Prefeitos reúne as 412 cidades com mais de 80 mil habitantes, e tem liderado a formação de um consórcio público para a compra de vacinas contra a Covid-19 com 2,1 mil adesões.

G1