RedeGN - Sábado (27) de ruas vazias em Juazeiro devido o novo decreto que restringe circulação de pessoas e fechamento do comércio

Sábado (27) de ruas vazias em Juazeiro devido o novo decreto que restringe circulação de pessoas e fechamento do comércio

A reportagem da REDEGN conferiu na manhã deste sábado (27), a reação de parte da população juazeirense com relação do novo decreto que estabelece medidas mais restritivas de circulação das pessoas e fechamento do comércio.  Ruas do centro comercial quase vazias. Imagens registram o "deserto" e a falta de movimento no setor comercial com as portas fechada das lojas.

A prefeitura de Juazeiro, através do Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19, em reunião virtual discutiu as novas determinações do Governo da Bahia e resolveu aderir totalmente ao Decreto Estadual n° 20.254, de 25 de fevereiro de 2021.

Por causa do agravamento da ocupação de leitos hospitalares em toda a Bahia, o novo Decreto estabeleceu medidas mais restritivas de circulação. Entre as 17h do dia 26 de fevereiro às 5h do dia 1º de março só estarão autorizados a funcionar os serviços essenciais, como atividades relacionadas à saúde, comercialização de alimentos, feiras livres, segurança, transporte e serviço de entrega de medicamentos e insumos necessários para a manutenção das atividades de saúde.

Desde sexta-feira (26) acontece o fechamento escalonado dos estabelecimentos, de acordo com o seguinte horário:

I - 17h: o comércio de rua;

II - 18h: os bares e restaurantes, com atendimento presencial;

III - 19h: os shoppings, galerias de lojas e demais centros comerciais.

Entre as 20h do dia 26 de fevereiro às 5h do dia 1º de março estarão suspensas TODAS AS ATIVIDADES COMERCIAIS NÃO ESSENCIAIS, ou seja, que não incluem saúde pública ou alimentação, bem como atividades sociais de qualquer natureza. Nesse mesmo período ficará proibida a venda de bebidas alcoólicas em bares, restaurantes, supermercados e lojas de conveniência.

No período de vigência do Decreto Estadual, fica proibida também a prática de qualquer atividade esportiva coletiva amadora, sendo permitida apenas atividades individuais que não gerem aglomeração.

Até a próxima segunda-feira, ficam suspensos eventos e atividades, independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados, que envolvam aglomeração de pessoas.

 A decisão da Prefeitura de Juazeiro de acatar integralmente o Decreto Estadual n° 20.254, de 25 de fevereiro de 2021 foi baseada no crescimento de casos de Covid-19 aqui na cidade.

Segundo o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde desta quinta-feira (25), Juazeiro registrou 46 novos casos da Covid-19 e um óbito por complicações da doença nas últimas 24 horas. 9.299 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 7.155 já estão recuperados. Os casos descartados somam 19.187. São 1.979 casos ativos do novo coronavírus.

Até esta quinta-feira, a taxa de ocupação dos leitos para Juazeiro na rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia) estava em 85%, com 18 leitos disponíveis. Somente em Juazeiro, 86,6% dos leitos para pacientes com covid-19 estão ocupados. A rede municipal tem 4 leitos disponíveis.

Redação Blog Fotos: Ney Vital