Dados inexatos do Covid-19 nas redes sociais da Prefeitura de Juazeiro (BA) denuncia munícipe. Prefeitura contesta

Em e-mail a RedeGN uma leitora questiona desencontros em algumas informações repassadas à população por parte da Secretaria Municipal da Saúde nas redes sociais da Prefeitura de Juazeiro. confira:

Venho através desse e-mail enviar uma reclamação e ao mesmo tempo uma informação precisa acerca dos dados divulgados relacionado a Pandemia na Cidade de Juazeiro-Bahia. Já tentei por diversas vezes na própria postagem e não obtive nenhuma resposta!

Na gestão passada, as informações eram repassadas diariamente no feed e não em storie e informando todos os dados, na gestão atual, postam apenas no storie.

No dia 29/12/2020 tivemos 7.605 casos confirmados e no dia 01/01/2021 = 9.869, sendo que no dia 05/01/2021 os casos totalizaram em 7.723. Como foi feito isso? Não temos nenhuma transparência, a maioria da população com os dados informados, já minimizam a pandemia, que dirás sem a informação, fora a falta de fiscalização e verdadeira transparência dos fatos!

Peço encarecidamente que averiguem esses dados! Seguem os prints dos stories da página oficial da Prefeitura de Juazeiro, provavelmente a equipe de divulgação está com preguiça ou minimiza a pandemia!

Agradeço,

Patrícia Pimenta

Em contato com a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal da Saúde esta informou que a nota de esclarecimento já havia sido postada pelo blog no dia 05 deste mês. Confira:

Juazeiro tem mais de 2 mil casos de  Covid-19 notificados em duplicidade pela gestão anterior
 
O setor de Vigilância em Saúde de Juazeiro, na gestão Suzana Ramos, analisou os dados especificamente do dia 31 de dezembro passado, que contabilizam os testes realizados no dia anterior. Depois de receber a notificação de 2.188 novos casos de Covid-19 somente no dia 29, a equipe técnica decidiu analisar os dados e constatou que os números não batiam com as autorizações de testagem. “Nós tivemos a boa-fé de acreditar nos dados que nos foram passados pela gestão anterior, mas, com o número de casos tão alto num único dia, decidimos investigar”, explicou o secretário de Saúde, Fernando Costa.

Os dados são colocados em um sistema informatizado e compartilhados pela equipe técnica da Vigilância em Saúde. Esse compartilhamento denunciou o número alto de testagem e a possibilidade de duplicação dos dados, já que os boletins de acompanhamento da Covid-19 são elaborados diariamente pela Secretaria de Saúde. “Os mais de 2 mil testes feitos em outros períodos e que já  faziam parte das estatísticas, foram novamente inseridos no sistema. Os números chegaram a 9.882 casos no dia 31 de dezembro por causa do erro. Foi através  do sistema de notificação  do Ministério da Saúde que esclarecemos a duplicação nos números”, esclareceu a Superintendente de Vigilância em Saúde, Carolina de Moraes Morgado.

 Todos os dados foram revisados e comunicados ao Ministério Público, que acompanha a ocupação dos leitos nos hospitais de Juazeiro.
 De acordo com o boletim dessa segunda-feira (4), Juazeiro tem hoje 7.182  casos confirmados, 5.527 recuperados, 20.889 descartados e  com 135 óbitos. Os casos ativos fizeram parte da contagem errada no dia 29 de dezembro.
 
Assessoria de Imprensa

Secretaria de Saúde de Juazeiro