Novo superintendente de Inteligência da SSP-BA é nomeado por Rui Costa

Em mais uma rodada de mudanças nos cargos da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), o governador Rui Costa (PT) nomeou o delegado Ivo Carvalho Tourinho para o cargo de superintendente de Inteligência da pasta. A publicação foi feita no Diário Oficial do Estado deste sábado (9).

Antes, Tourinho ocupava o cargo de coordenador de polícia interestadual, mas agora ele vai ocupar a vaga que estava sendo acumulada pelo subsecretário da SSP-BA, Hélio Jorge Oliveira Paixão. Paixão assumiu a tarefa com a exoneração de Rogério Magno de Almeida Medeiros, citado nas 6ª e 7ª fases da Operação Faroeste, deflagradas pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal em 14 de dezembro contra um esquema de venda de sentenças no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).

As investigações indicam que Magno teria atuado, junto ao agora ex-secretário da SSP-BA, Maurício Barbosa, para vazar informações sigilosas sobre operações policiais que tinham autoridades envolvidas na Faroeste como alvos (saiba mais aqui). Barbosa teve seu afastamento das funções determinado pela Justiça pelo período de um ano (saiba mais aqui), portanto, foi exonerado da pasta. Já Magno não foi alvo de nenhuma medida.

MAIS EXONERAÇÕES

Para o lugar antes ocupado por Ivo Tourinho na Coordenação de Polícia Interestadual foi designada Cristiane Inocência Xavier Rodrigues Coelho, também delegada de Polícia Civil. O governador também exonerou o delegado Oscar Vieira de Araújo Neto, da coordenação Executiva da Superintendência de Inteligência, e nomeou no lugar o tenente-coronel PM Fernando José Teixeira de Souza Farias. Antes disso, Farias era coordenador técnico do Comando de Operações de Inteligência da Polícia Militar, mas foi exonerado nesta mesma edição do diário.

A publicação traz ainda uma série de mudanças em outras secretarias, como Saúde (Sesab), Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Desenvolvimento Rural (SDR), Desenvolvimento Econômico (SDE), Educação (SEC) e Fazenda (Sefaz).

Fonte: Bahia Notícias