RedeGN - Juazeiro: Hemoba lança campanha de doação de sangue

Juazeiro: Hemoba lança campanha de doação de sangue

Os estoques de sangue da Fundação Hemoba estão em níveis críticos para os tipos A-, A+, B-, AB+, O- e O+. Com a proximidade do Natal, a entidade lançou nesta segunda-feira (21) a campanha “Presenteie com vida, doe sangue”.

Serão 10 dias de mobilização para atender as demandas transfusionais de final de ano. Para isso, a Hemoba fará agendamentos individuais e em grupos, coleta itinerante e estenderá os atendimentos nas unidades fixas de coleta, com horários especiais.

As unidades móveis circularão por Salvador, com parada do dia 22 ao dia 24 no hipermercado G Barbosa da avenida San Martin e nos dias 29 e 30 no Conselho Municipal de Saúde de Lauro de Freitas. Os hemóveis atenderão nessas datas das 8h às 17h, com exceção do dia 24, que a unidade móvel do G Barbosa funcionará até às 14h em função do Natal.

Segundo o diretor geral da Hemoba, Fernando Araújo, nos períodos festivos e nos feriados prolongados, as unidades de coleta da Hemoba têm uma queda expressiva nas doações. “Infelizmente, nessas datas também temos um aumento da demanda transfusional, por conta dos acidentes nas estradas, pacientes com complicações decorrentes da Covid-19 e outras situações de urgência e emergência”, relata.

A coleta itinerante também vai acontecer no Salvador Norte Shopping e no Salvador Shopping, com atendimento de segunda a sábado, das 11h às 19h. No dia 24 e no dia 31, as unidades funcionarão em esquema especial, das 9h às 14h, e fecharão nos dias 25 e 1º.

Todas as 21 unidades funcionarão em seus horários habituais, disponíveis no site da Hemoba, e abrirão nos dias 24 e 31 de dezembro normalmente. Com exceção das unidades de Itaberaba e Seabra, que fecharão nas datas festivas.

Sobre a doação – Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado e ter entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal, e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Ascom Hemoba