Jornalista da redeGN é certificado em Curso promovido pela Associação Brasileira de Jornalismo

O jornalista Ney Vital, colaborador da redeGN, comemorou a certificação de um dos cursos mais conceituados do País. Trata-se do Curso Jornalismo Local Sustentável de Qualidade, promovido pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo). 

O curso Jornalismo Local Sustentável, é destinado a profissionais que trabalhem em meios de comunicação e que buscam contribuir com a democracia e cidadania ou que tenham projetos para empreender nesse setor. No início deste ano o jornalista da redeGN foi um dos selecionados entre profissionais de toda a Amérca Latina.

O presidente da Abraji, Marcelo Träsel, parabenizou o empenho dos profissionais e destacou que "a existência de veículos de imprensa saudáveis nos municípios é fundamental para a democracia, porque é nos municípios que a cidadania acontece todos os dias. Pesquisas mostram que nas cidades onde há jornalismo independente, há menos casos de mau uso do dinheiro público. Além disso, o contato com o jornal, emissora ou website local é uma forma do cidadão conhecer na prática o trabalho dos jornalistas, o que pode contribuir para aumentar a credibilidade na imprensa como um todo."

Entre os professores do curso,  Marcelo Beraba, formado em Jornalismo pela UFRJ e pós-graduado em Docência do Ensino Superior, ministrou oficinas de investigação jornalística nos programas de treinamento da Folha e do Estadão, no programa Jornalismo de Periferias, da Abraji, e nas pós-graduação de Jornalismo Investigativo da FGV/Rio e ESPM/Rio. Marcelo Beraba trabalhou em O Globo, Jornal do Brasil, TV Globo e Folha de S. Paulo, onde exerceu, entre outras, a função de Ombudsman. É um dos fundadores e foi o primeiro presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Recebeu, em 2005, em Washington, o Prêmio Excelência em Jornalismo do ICFJ (International Center for Journalism). 

“Estamos diante de uma nova realidade. Este Curso jornalismo Local Sustentável é o mais completo já realizado no Brasil para profissionais. Nossa equipe tem se destacado em buscar informações, exemplo,que contribuam com a valorização da cultura e mostrado as desigualdades sociais e principalmente a defesa do Rio São Francisco”, afirma Ney Vital, também especialista em Ensino de Comunicação Social pela Universidade Estadual da Bahia.

A Abraji é uma instituição sem fins lucrativos que trabalha em defesa da liberdade de expressão e de imprensa, do acesso a informações públicas e na capacitação de jornalistas. Sua missão é elevar a qualidade do jornalismo brasileiro como forma de contribuir para a consolidação da democracia no país.

Redação redeGN