RedeGN - Profissionais do Dom Malan lembra importância da prevenção no mês do Outubro Rosa no Hospital Dom Malan

Profissionais do Dom Malan lembra importância da prevenção no mês do Outubro Rosa no Hospital Dom Malan

Esta semana, uma equipe multiprofissional do Hospital Dom Malan, composta por assistentes sociais, psicólogas e enfermeiras, realizaram um momento de sensibilização com as mulheres da Casa de Apoio e Alojamento Canguru sobre a importância do autoexame e diagnóstico precoce para a cura do Câncer de Mama.

A ação faz parte das atividades do Outubro Rosa no hospital, que é referência em saúde da mulher e da criança. Vale lembrar que no Dom Malan as pacientes têm acesso a consultas e exames. Por mês, são disponibilizadas, em média, 300 mamografias, 110 ultrassons de mama e 220 consultas com o mastologista (entre primeiras consultas e retornos).

De acordo com a supervisora do Serviço Social, Kátia Silene, a intenção da equipe, especialmente neste mês dedicado à prevenção do câncer de mama, é intensificar o autocuidado. "A mulher precisa entender que, acima de tudo, necessita se cuidar, se amar e se tocar", ressalta.

O hospital, que também é Amigo da Criança, e segue os 10 passos para amamentação, neste Outubro Rosa, também destaca a importância da amamentação para prevenção do câncer de mama.

Estudos apontam que, a cada 12 meses de aleitamento, as chances de aparecimento de um tumor mamário diminuem em 4,3%. O motivo é que, durante o período da amamentação, o nível de estrogênio no organismo da mulher não aumenta.

Além disso, também há relação entre a amamentação e a prevenção de outros tipos de câncer, como o de ovário, que poderia ser reduzido em 30% se as mulheres amamentassem por mais tempo. Para cada mês de amamentação, estima-se uma redução de 2% de chances de ter a doença.

Ascom HDM/IMIP