RedeGN - Eleições 2020: Moradores de Sento Sé denunciam aglomerações durante eventos de campanha política

Eleições 2020: Moradores de Sento Sé denunciam aglomerações durante eventos de campanha política

Imagens registradas por moradores de Sento Sé flagraram novas aglomerações em "festas públicas" durante este periodo eleitoral. Os moradores relataram que os eventos foram promovidos por candidatos à prefeitura e "levam o temor para aqueles que acreditam que o distanciamento social e a não aglomeração é essencial para proteger a saúde".

Dezenas de videos e fotos foram enviadas a redação da redeGN e mostram cenas de Sento Sé. Todavia a cena é repetida em centenas de municipios.

Semana passa reportagem da redeGN informou que diversas denuncias acusam que eleições no interior da Bahia e Pernambuco fazem prefeituras relaxarem combate à pandemia. Nas fotos e videos postadas nas redes sociais o que se mais observa: aglomerações e desrespeito as regras santiárias.

Em Sento Sé o juiz eleitoral Aroldo Carlos Borges do Nascimento, da 45ª Zona Eleitoral, no uso das prerrogativas decretou nesta sexta-feira, 23, que  "Fica proibida a realização de passeatas e de comícios em áreas de livre acesso ao público, tais como praças, ruas e parques. Parágrafo único. A realização de comícios em espaços fechados, como clubes e centros culturais, deverá observar estritamente as prescrições contidas no parecer técnico da SESAB indicado no preâmbulo desta portaria, bem como ser precedida de  comunicação à Vigilância Sanitária, com, no mínimo, 24h (vinte e quatro horas) de antecedência, a fim de permitir a fiscalização e a observância das medidas prescritas", decretou

Confira aqui portaria na integra:

COMO DENUNCIAR: Se você viu algum evento político com aglomeração, pode fazer a sua denúncia para o Ministério Público pelo telefone 0800 642 4577, ao Núcleo Eleitoral (71) 3103-0349 ou a promotoria de justiça do seu município, cujos telefones podem ser encontrados no site da instituição, na aba “Localize o MP”. 

Já o TRE-BA recebe apenas denúncias de propaganda irregular pelo aplicativo Pardal. Também há a opção de entrar em contato pelo telefone (71) 3373-7000, onde você será orientado em como proceder para fazer alguma denúncia. 

Redação redeGN Foto rede sociais