Reportagem Especial: Justiça Eleitoral de Juazeiro prepara logística para as eleições de 15 novembro

Em Juazeiro são 146.909 eleitores aptos a votar nas eleições deste ano. Desde o mês de agosto, a redação da redeGN iniciou uma série de reportagens, com matérias exclusivas, para contribuir com a cidadania do voto nas eleições 2020. O objetivo é garantir ao eleitorado informações que possam servir para a democratização na hora de escolher prefeitos e vereadores nas eleições municipais deste ano.

No que se refere à preparação das eleições, o eleitor não imagina a magnitude da logística de materiais, sistemas e pessoas envolvidos neste evento. É um trabalho contínuo, até aos finais de semana.  

Nesta eleição atípica, marcada pelo novo coronavírus, todo o planejamento está levando em consideração o quesito segurança. A Justiça Eleitoral, dentre outras medidas, ampliou o horário da votação em uma hora (das 7h às 17h), reservou um horário especial para eleitores em grupo de risco (das 7h às 10h), dispensou a biometria e distribuirá kits de segurança para mesários e outros colaboradores. Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) chegaram em Juazeiro na última quarta-feira (21)

Todas as seções eleitorais terão álcool em gel para limpeza das mãos dos eleitores antes e depois da votação, e os mesários e outros colaboradores que atuarão no pleito receberão máscaras, face shield (protetor facial) e álcool em gel para proteção individual.

Cartazes serão afixados com os procedimentos a serem adotados por todos. Será obrigatório o uso de máscaras pelos eleitores. O TSE recomenda que os eleitores levem sua própria caneta para assinar presença no caderno de votação.

Além dessas medidas de proteção, a Técnica Judiciária Tatiana da Costa Cruz informou que foi adotado o treinamento de mesários via aplicativo e sistema EAD do TSE. Em Juazeiro foram 1.460 mesários treinados, sendo 792 mesários da 48ª Zona e 668 mesários da 47ª Zona.

O primeiro turno das eleições será no dia 15 de novembro. Nos locais em que houver segundo turno, a data é o dia 29 de novembro. O horário de votação foi ampliado por conta da pandemia da Covid-19. Os eleitores poderão comparecer às urnas de 7h às 17h. Importante destacar que o horário entre 7h e 10h é preferencial, para pessoas acima de 60 anos.
 

Redação redeGN Fotos (Arquivo) Ney Vital