Neste sábado (3) o volume útil da barragem de Sobradinho é de 65,69% e Chesf mantém vazão de 1.700 m³/s

Neste sábado o volume útil da barragem de Sobradinho é de 65,69%. A afluência 720 metros cúbicos por segundo. Já a defluência é de 1700 metros  cúbicos por segundo. A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informa que a defluência de Sobradinho deverá ser mantida no patamar de 1.700 m3/s ao longo dos próximos 15 dias, podendo ser reavaliada a depender das condições hidrológicas da Bacia do São Francisco e das necessidades de atendimento energético ao Sistema Interligado Nacional – SIN.

A vazão atualmente praticada não ultrapassa a calha principal do rio e está dentro das condições normais de operação da usina de Sobradinho. No entanto, é importante salientar que, tendo em vista que o período úmido na Bacia do Rio São Francisco tem início no mês de novembro, deve ser fortemente evitada a ocupação desta calha principal pela população ribeirinha.

A Chesf  informa ainda que, quanto maior a defluência turbinada de uma usina, maior a sua produção de energia elétrica. Sobradinho possui 6 (seis) unidades geradoras (turbinas) com capacidade instalada total de 1.050 MW, correspondendo a uma vazão turbinada máxima de aproximadamente 4.100 m3/s. Para a vazão atualmente praticada de 1.700 m3/s, é possível utilizar 3 (três) turbinas, com uma geração média de 421 MW.

Outra novidade é que a população já tem a oportunidade de ser informada, por meio de mensagem de SMS, no celular, sobre as alterações na programação da vazão do Rio São Francisco a partir do Reservatório de Sobradinho (BA). Para isso, é preciso enviar SMS com a palavra Sobradinho para o número 27569.

Essa iniciativa da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), que atua na operação e manutenção da Hidrelétrica de Sobradinho, tem o objetivo de abranger a população ribeirinha , garantindo mais uma forma ágil e prática para que a informação seja repassada aos interessados.

O maior reservatório do Nordeste exerce uma importante função de regularização do Velho Chico, reduzindo os efeitos da estiagem e de grandes cheias.

Para informações sobre volume útil e vazão que está sendo praticada pelos reservatórios da Chesf, basta acessar a página principal do site www.chesf.gov.br e clicar no botão “Gestão de Recursos Hídricos”, sob o título “Situação hidrológica”, logo abaixo do espaço de “Notícias”. Os pontos de monitoramento das bacias hidrográficas do Rio São Francisco, Rio Parnaíba e Rio Contas, onde a Chesf tem hidrelétricas, também estão disponíveis.

 

redaçãO GN com informações Chesf