Pernambuco: Carreata pede para governo do estado liberar eventos festivos

Profissionais do setor de eventos sociais, como festas de casamento, 15 anos e formatura, realizaram, na manhã desta terça-feira (15), uma carreata para pedir que o governo de Pernambuco autorize a volta dessas festividades, suspensas oficialmente desde março, por força dos decretos sanitários criados para conter o avanço do novo coronavírus. O protesto aconteceu ao longo da Avenida Boa Viagem, no Recife.

A concentração do ato foi feita no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. De lá, cerca de 33 veículos - como carros, caminhonetes e até um ônibus - seguiram pela avenida, até o prédio comercial JCPM, no Pina. Agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) e da Polícia Militar (PM) acompanham o movimento. O trânsito está intenso na localidade.

“São seis meses parados, governador. Por favor, olhe por nós. Somos uma cadeia produtiva muito grande e muitos estão passando necessidades porque não puderam sequer ter acesso ao auxílio emergencial. São fotógrafos, garçons, casas de festa, artistas, buffets infantis, muitos profissionais estão sofrendo. Só queremos a oportunidade de poder voltar ao trabalho com segurança, seguindo todos os protocolos que foram entregues as autoridades competentes”, discursa a produtora de eventos Fabiana Schreiner, uma das organizadoras da manifestação. 

Segundo Fabiana, o setor de eventos sociais (festivos) será liberado na fase 9 do Plano de Convivência com a Covid-19. Mas ele não tem uma data prevista para começar a vigorar no estado. A Região Metropolitana do Recife, por exemplo, está na etapa 8 atualmente, e o avanço depende de diversos fatores. “Fomos os primeiros a parar e estamos há seis meses parados, sem renda e sem respostas. Os eventos corporativos já foram autorizados a retornar, mas nós, não”, lamenta.

Questionada, a Casa Civil do governo de Pernambuco afirma que “uma comissão formada por representantes do setor de eventos será recebida nesta terça-feira (15), pelo secretário-executivo de Articulação e Acompanhamento da Casa Civil, Eduardo Figueiredo, e pelo presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Antônio Neves. A reunião ocorrerá ao meio-dia, na Empetur, no Centro de Convenções, em Olinda”.

Diário de Pernambuco