RedeGN - Univasf realiza capacitação sobre ensino remoto para professores da instituição

Univasf realiza capacitação sobre ensino remoto para professores da instituição

Com a aproximação do início do semestre letivo suplementar 2020.3 a ser ofertado remotamente pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) a partir de setembro, a instituição irá promover o I Ciclo de Práticas Educativas para o Ensino Digital, uma capacitação destinada a todos os docentes da graduação e pós-graduação.

O objetivo da iniciativa é criar ambientes colaborativos de aprendizagem e suporte técnico para o desenvolvimento de competências e habilidades para atuação dos docentes no ensino remoto. As inscrições estão abertas e as atividades do curso terão início nesta quinta-feira (20), com programação até o dia 3 de setembro.

Promovida em parceria pela Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP), a Secretaria de Educação à Distância (Sead) e as Pró-Reitorias de Ensino (Proen), Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI) e de Assistência Estudantil (Proae) da Univasf, a capacitação será realizada em múltiplas plataformas, através do Moodle, YouTube e do ambiente virtual da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Os interessados devem se inscrever por meio do Sistema de Gestão de Eventos, podendo escolher as atividades das quais desejam participar. As inscrições podem ser feitas até um dia antes do início de cada atividade e os inscritos receberão, via e-mail, os links de acesso às transmissões e conteúdos disponíveis.

Durante o I Ciclo de Práticas Educativas para o Ensino Digital serão disponibilizados minicursos gravados e transmitidos ao vivo, palestras e, ainda, plantões ao vivo com instrutores, para esclarecimento de dúvidas. A programação irá abordar temáticas como a utilização de estratégias ativas no ensino remoto, metodologias ativas de aprendizagem no planejamento de aulas à distância e o processo de avaliação para atividades remotas, além de instruções e tutoriais para o uso da plataforma Moodle e suporte às atividades assíncronas, em atendimento às demandas da Resolução Nº 14/2020, do Conselho Universitário (Conuni), que estabelece o período suplementar 2020.3 e regulamenta a adoção das atividades remotas na Univasf.

Plantões – Os plantões ao vivo visam possibilitar um espaço de troca e esclarecimento de dúvidas e são destinados aos conteúdos sobre as aulas “Moodle na Prática” e “Suporte às Atividades Assíncronas”. As inscrições para os plantões devem ser realizadas até dia quinta-feira (20) por meio de formulário online. Os docentes inscritos receberão por e-mail até um dia antes da ação o link da plataforma digital que será utilizada.

O primeiro plantão acontecerá nesta sexta-feira (21), oferecendo instruções sobre o primeiro acesso na plataforma Moodle. Em seguida, nos dias 24 e 31 de agosto, as orientações ao vivo terão turmas diversas, separadas por horário e com base no nível de conhecimento dos participantes sobre o Moodle, com salas para nível básico ou intermediário. Para os plantões sobre atividades assíncronas, as turmas serão divididas considerando apenas os dias e horários, permitindo aos participantes a escolha do momento em que desejam participar, podendo optar pelos dias 25 de agosto ou 1º de setembro. Os cronogramas dos plantões constam abaixo.

Plantão do Moodle na Prática:

21/08 – Nível básico
Turma única: 15h às 16h

24/08 – Nível básico
Turma 1: 15h às 17h
Turma 2: 19h às 21h
 
31/08 – Nível intermediário
Turma 1: 15h às 17h
Turma 2: 19h às 21h

Plantão das Atividades Assíncronas:

25/08
Turma 1: 15h às 17h
Turma 2: 19h às 21h

01/09
Turma 3: 15h às 17h
Turma 4: 19h às 21h

Ascom Univasf