Univasf realiza pesquisa para diagnosticar condições de acesso a ferramentas digitais entre a comunidade acadêmica

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está realizando uma consulta junto a discentes e docentes para avaliar a viabilidade da realização de atividades remotas na instituição durante a pandemia de Covid-19.

A pesquisa, organizada pela Comissão Noésis, acontece por meio de formulário online e estará disponível até quinta-feira (9). Os resultados irão embasar o planejamento de futuras ações acadêmicas remotas. Toda a comunidade acadêmica deve participar.

Professores e estudantes de graduação da instituição devem participar preenchendo os formulários eletrônicos específicos para cada segmento. Os questionários reúnem perguntas sobre condições de acesso à internet, situação socioeconômica, espaço e convivência familiar da comunidade acadêmica. As respostas dos questionários permitirão analisar as condições de acesso e uso de ferramentas digitais entre estudantes e professores da Universidade.

Segundo o docente do Colegiado de Ciências Sociais Adelson de Oliveira, presidente da Comissão Noésis, instância responsável pela consulta e pelo planejamento de ações remotas na Univasf durante a pandemia, a depender do resultado deste diagnóstico, será possível planejar, a médio e longo prazo, atividades online vinculadas aos componentes curriculares optativos e eletivos das graduações.

De acordo com o docente, a participação da comunidade acadêmica na consulta é de extrema importância e todos devem estar atentos ao preenchimento dos formulários do diagnóstico. “Somente a partir dos dados consolidados pelo diagnóstico poderemos fazer proposições seguras e com viabilidade de execução, atendendo as especificidades e necessidades particulares que fazem da nossa universidade plural. Somente com o apoio de toda a comunidade encontraremos os melhores caminhos a seguir”, diz.

Ascom Univasf