RedeGN - Novos Pontos de Coleta iniciam testagem nos postos de 10 bairros a partir desta quinta-feira (02)

Novos Pontos de Coleta iniciam testagem nos postos de 10 bairros a partir desta quinta-feira (02)

O programa Vigilância COVID-19, uma iniciativa da Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria da Saúde/SESAU, tem percorrido diversos bairros da cidade realizando testagem rápida residencial em pacientes notificados pela rede municipal.

Até esta quarta-feira (1º) foram aplicados um total de 414 testes com a confirmação de 83 casos positivos para o novo coronavírus em cinco bairros.

A secretária Fabíola Ribeiro reforça a importância desse monitoramento dos pacientes notificados e a ampliação da testagem nas comunidades. “Essa missão nos passada pelo prefeito Paulo Bomfim, que é intensificar cada vez mais as ações de prevenção e enfrentamento da COVID-19 no município, tem sido nosso maior foco e não temos medido esforços para frear a propagação dessa pandemia. Acreditamos que mediante todo um trabalho planejado e bem executado, e ainda com o imprescindível apoio da sociedade, atingiremos essa meta”, frisa.

Com início no dia 16 de junho o Vigilância COVID-19 já percorreu os bairros Santo Antônio (84 testes e 05 positivos), Maringá (58 testes e 13 positivos), Piranga (49 testes e 13 positivos) e Dom José Rodrigues (89 testes e 24 positivos), está finalizando o Jardim Flórida (parciais de 134 testes e 28 positivos) e ainda visitará o São Geraldo nos dias 02 e 03, além do Tabuleiro nos dias 06 e 07.

Nesta quinta-feira, 2, começam a funcionar os novos Pontos de Coleta em 10 bairros: anto Antônio, Maringá, Dom Thomaz, Dom José Rodrigues, João Paulo II, Itaberaba, Tabuleiro, Angari,  Alto da Maravilha e Centro I. O atendimento nos pontos de coleta dos bairros obedecerá aos mesmos critérios do Ponto de Coleta da Escola Judite Leal Costa no bairro Maria Gorete. O paciente procura o posto de saúde para ser notificado e terá o teste rápido agendado a partir do décimo dia de sintomas.

O superintendente de Atenção Básica da SESAU, Gilberto Libório, informa que o programa Vigilância COVID-19 e os Pontos de Coleta que estão sendo instalados nos postos de saúde dos bairros e distritos são medidas complementares e permitirá o controle da disseminação da doença em cada território.

“Os postos vão notificar e, de acordo com a necessidade, já agendar o teste do paciente na própria unidade. Aliado a isso os contactantes mais próximos do paciente positivado também são testados, conforme já tem ocorrido através das visitas residenciais dos nossos técnicos. Isso é muito positivo porque irá prevenir toda uma cadeia de contaminação”, atesta Gilberto Libório.

Luiz Hélio/PMJ