RedeGN - Univasf e governo da Bahia discutem parceria para ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica

Univasf e governo da Bahia discutem parceria para ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) discute os termos de uma parceria com o governo do Estado da Bahia com o intuito de colaborar com ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica na implantação do projeto Escola Fazenda, no município da Barra (BA), região do médio São Francisco.

O projeto Escola Fazenda é resultado de uma parceria público-privada envolvendo o governo estadual, o setor empresarial, universidades e uma escola de nível técnico. Representantes do governo estadual da Bahia estiveram na Univasf na última terça (30) pela manhã com o objetivo de elaborar a proposta do convênio a ser firmado.

O vice-reitor temporário da Univasf, Valdner Ramos, recebeu no gabinete da Reitoria no Campus Sede, em Petrolina (PE), o assessor Especial da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Herbert Oliveira; o coordenador das Câmaras Setoriais da Secretaria de Agricultura da Bahia, André Liger; e o vice-presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA), Moisés Schmidt. A Univasf foi convidada pelo vice-governador da Bahia, João Leão, durante webconferência com o reitor pro tempore Paulo César Fagundes Neves, no último dia 22 de junho, para atuar como parceira no projeto junto com a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob).

Para o assessor Especial da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia e coordenador geral do projeto de implantação da Fazenda Escola, Herbert Oliveira, a parceria com a Univasf será positiva para a execução dos projetos que estão em desenvolvimento no Oeste do estado, entre os quais a Fazenda Escola e um projeto industrial e sucroalcooleiro, na região do médio São Francisco. “A Univasf é uma universidade já consolidada. Nós temos a Universidade Federal do Oeste da Bahia e acredito que a parceria será boa para ambas as universidades. Acreditamos que o êxito de todos estes projetos que estamos implantando no Oeste da Bahia vai ser fruto dessa parceria com as Universidades”, afirmou.

O coordenador operacional do projeto da Fazenda Escola é o professor Nelson Minussi Filho, assistente do vice-governador da Bahia e ex-diretor do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE). “O objetivo é formar uma grande aliança para oferecer à população regional um equipamento de qualificação e formação técnica, que oportuniza às pessoas a prosperidade econômica e social com inserção de práticas e inovações tecnológicas”, afirmou Minussi.

No último sábado (27), o reitor Paulo César Fagundes e o assessor de Assuntos Institucionais da Univasf, Jackson Rosendo, participaram de uma visita à Fazenda Escola, em Barra, numa comitiva que reuniu empresários, secretários estaduais, representantes da Ufob e da rede estadual de ensino, além de outras autoridades. “A participação da Univasf visa à atuação em áreas nas quais a Universidade tem maior expertise e, principalmente, ampliar as parcerias com os setores produtivos a fim de melhorar o ensino, pesquisa e extensão com foco em agricultura irrigada”, destacou o reitor Paulo Fagundes.

Escola Modelo – A Fazenda Escola terá uma área irrigada de 130 hectares na qual os alunos irão cultivar cana-de-açúcar, soja, milho, feijão, algodão, capim e frutas como uva, manga, banana e caju. O projeto prevê, pela parte agroindustrial, a implantação de unidades para o processamento das frutas, inclusive com produção de sucos, espumantes e vinhos. A isso se soma uma usina de açúcar e etanol. O projeto envolverá a participação das Secretarias de Estado de Agricultura, de Desenvolvimento Econômico, de Educação e de Desenvolvimento Rural da Bahia.

Ascom Univasf