RedeGN - Frio no sertão: temperatura mínima registrada no mês de junho em Juazeiro e Petrolina foi no último domingo (28)

Frio no sertão: temperatura mínima registrada no mês de junho em Juazeiro e Petrolina foi no último domingo (28)

Os sertanejos são acostumados ao calor durante o dia, é também normal até mesmo durante a noite clima quente em Juazeiro e Petrolina. Mas ete final de mês de junho o frio está  chamando à atenção: a temperatura mínima nas cidade nos últimos dias, tem girado em torno dos 20ºC e 23ºC.

Para o sertanejo acostumado a uma média entre 35ºC e 36ºC, "é um friozinho bom e agradável". Detalhe: o setor de Meteorologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco registrou a Temperatura Mínima 17,9 ºC, no último domingo, dia 28 de junho.

Curaça, Senhor do Bomfim e Jaguarari também estão neste clima frio. Muitas pessoas afirmam já chegou a hora de tirar os agasalhos do guarda-roupas., o frio pede o uso de casaco, calças e até moletons.

Em Junho/Julho de 2017, a temperatura na região de Petrolina e Juazeiro, assim como em várias localidades do Sertão de Pernambuco e Bahia, foi muito baixa, em comparação com os valores comumente observados. 

Nas zonas rurais de Petrolina e Juazeiro, onde o Laboratório de Meteorologia – LABMET da UNIVASF e o DTCS/UNEB veem fazendo medidas desde o ano de 2007 e 2006, as temperaturas foram as menores registradas nos últimos 10 anos. 

No Campus de Ciências Agrárias da UNIVASF em Petrolina, a temperatura foi de apenas 14,4o C e no Campus da UNEB em Juazeiro, menor ainda 13,5o C. Por outro lado, nas áreas urbanas das duas cidades, as quais, em função das estruturas de asfalto, concreto e prédios de um modo geral, absorverem mais calor durante o período diurno e conservar um pouco desse calor absorvido durante a noite e também do bloqueio do vento, que termina não dispersando calor, as temperaturas mínimas foram um pouco maiores do que nas zonas rurais.

Na época Em Juazeiro, no Bairro Dom José Rodrigues, a estação meteorológica da UNIVASF registrou 15,7o C. Isso mostra que o frio em Juazeiro, tanto na área rural como na área urbana foi mais acentuado do que em Petrolina.

A expectativa para este mês é que no Sertão da Bahia, as temperaturas atinjam os mesmos dados de 2017: Remanso 17, Jacobina 16,0o C; Curaçá 15,7o C; Senhor do Bonfim e Uauá 15,5o C; Euclides da Cunha 14,7o C; e Morro do Chapéu a cidade que teve a menor temperatura mínima 13,1o C. No Sertão de Pernambuco: Ouricuri 16,8o C; Cabrobó 16,6o C; Serra Talhada 16,5o C; Floresta e Ibimirim 15,6o C; e por fim na cidade de Triunfo, a qual devido sua altitude mais elevada, em média tem as menores temperaturas dentro do estado de Pernambuco, a temperatura despencou, atingindo 12,9o C.

Redação redeGN Foto: Site Labor Univasf