RedeGN - Casa Nova: Secretaria Saúde anuncia primeiro óbito por COVID 19

Casa Nova: Secretaria Saúde anuncia primeiro óbito por COVID 19

O Secretário de Saúde de Casa Nova, Jozimar da Silva Santos, informou na tarde desta quinta-feira (11/06), a primeira morte por COVID 19 de cidadã casanovense, atendida inicialmente no Hospital Municipal de Casa Nova, transferida pelo sistema de regulação da rede PEBA para o Hospital de Referência de Salgueiro e de lá encaminhada para Araripina, onde veio a falecer.

A paciente, idosa, 88 anos, hipertensa e cardiopata, apresentou os primeiros sintomas no dia 27 de maio de 2020; onde foi feita a coleta de material para teste do COVID 19. A piora do quadro respiratório forçou sua transferência, que é determinada pelo sistema da rede PEBA. A confirmação da COVID 19 foi a partir da amostra de secreção nasal, analisa pelo método RT PCR, no LACEN de Salvador.

A Secretaria de Saúde informa que o óbito foi formalmente comunicado à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia.

Atendendo determinação do Prefeito Wilker Torres, a Secretaria de Ação Social, providenciou todas as demandas e necessidades para que o corpo da idosa seja transladado para Casa Nova e realizado o sepultamento no cemitério local, atendendo as devidas recomendações vigentes da vigilância sanitária.

O Prefeito Wilker Torres, o Secretário de Saúde, Jozimar da Silva Santos; lamentam profundamente o ocorrido e reiteram a necessidade do cumprimento das normas estabelecidas: "Casa Nova era o único município da região que ainda não contabilizava mortos diante da pandemia. Este primeiro caso nos abala profundamente, mostrando que nossas ações foram acertadas, mas ao mesmo tempo mostra a importância da prevenção e da necessidade de nos mantermos o máximo possível em casa".

O Boletim desta quinta-feira aponta a incidência de dois novos casos, subindo o número de casos confirmados para 39; sendo 24 ainda em tratamento; 14 recuperados e 1 óbito. Temos destes 24, 4 internados e os outros em isolamento domiciliar. Foram 814 notificações e 775 descartados.
 

Ascom PMCN