RedeGN - Cidade limpa, povo civilizado

Cidade limpa, povo civilizado

Caro Geraldo,

Segue texto já publicado em meu blog (www.politticando.blogspot.com), com um desabafo sobre um dos grandes e graves problemas que assolam Juazeiro e seus moradores.

Cidade limpa, povo civilizado

Essa é uma das frases mais coerentes que conheço quando o assunto é educação e limpeza urbana. De fato, os países mais desenvolvidos e consequentemente seus habitantes com um maior grau de civilidade, comprovam a veracidade dessa citação.

É uma pena não poder dizer o mesmo sobre muitas cidades no nosso país, e em específico, Juazeiro. Os habitantes da famosa cidade ribeirinha definitivamente não são cidadãos educados, comprometidos com o coletivo, o bem comum. A cidade vive suja. As pessoas não se importam em jogar lixo no chão. E o fazem sem o menor pudor, o que é pior. Embalagens de água mineral, latinhas de refrigerante ou cerveja, embalagens de biscoitos, picolés, anúncios promocionais entregues na rua, rascunhos, guardanapos, enfim; tudo que não serve mais vira lixo e hoje pode ser encontrado em qualquer via pública da cidade.

É bem verdade que quando falo dos Juazeirenses, não falo de absolutamente todos. Há pessoas como eu que primam pelo respeito ao próximo e à cidade, e que procuram um local adequado para depositar o seu lixo. Mas nós somos minoria, infelizmente.

E antes que alguém diga que a culpa é da Prefeitura que não limpa, eu digo: se fossemos um pouco mais educados, o grau de sujeira nas ruas seria consideravelmente menor, o que ajudaria e muito o poder público no momento da limpeza. Então, antes de culpar o executivo municipal, lembremos que nós somos os maiores culpados devido à nossa falta de educação.

Esclarecido isso, digo também que o nosso prefeito tem brincado de governar. Juazeiro está abandonada!!! É inconcebível que serviços essenciais funcionem precariamente ou deixem de funcionar por conta de dívidas que se tem que pagar, aliás, essa é a desculpa perfeita. A cidade está sem assistência alguma, e quando falamos de limpeza, aí é que a coisa fica feia. Povo mal educado aliado a inoperância da Prefeitura, é igual a tudo que estamos vendo ao nosso redor em todo lugar que se anda dentro da cidade.

Semana passada mesmo, estive no terminal de ônibus de Juazeiro, especificamente na estação de transbordo apelidada de gaiolão. Conclusão: que lugar imundo!!! Eram 7:00h da manhã e os lixeiros transbordavam de lixo. Havia todo tipo de papel e copo descartável espalhado por todo canto. Para completar, estive nessa semana na Praça da Misericórdia no período da noite. A bonita praça, bastante movimentada ao dia, se mostrava esquecida com o chegar da noite. Também vi todo tipo de papel e embalagens pláticas voando de um lado para outro. Um verdadeiro descaso.

Confesso que como cidadão Juazeirense, fico muito triste com essa faceta do nosso povo e da nossa terra, e por isso o desabafo.

Cidade limpa, povo civilizado!!!

Júnior Silveira