RedeGN - Pesquisa do Ibope para teste rápido da Covid-19 terá sequência em Petrolina

Pesquisa do Ibope para teste rápido da Covid-19 terá sequência em Petrolina

Pesquisadores do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) retornarão a Petrolina, no próximo mês de junho, para a segunda fase da pesquisa do projeto "Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil".

O estudo está sendo executado pelo Ibope, coordenado pelo Centro de Epidemiologia da Universidade de Pelotas (UFPel) com financiamento do Ministério da Saúde.

Petrolina está entre as 133 cidades brasileiras selecionadas para participar da pesquisa, e o retorno das equipes para a segunda fase será nos dias 4, 5 e 6 de junho, e para a terceira, 18, 19 e 20 de junho.

Segundo o Ibope, o novo calendário atende ao planejamento inicial da pesquisa, que prevê um intervalo de 14 dias entre cada levantamento, já que o primeiro levantamento na cidade foi encerrado no último dia 21.

A pesquisa não tem qualquer relação com a Prefeitura Municipal e, segundo o Ministério da Saúde, a cada rodada, os pesquisadores irão entrevistar e aplicar testes rápidos de covid-19 em 250 residências, escolhidas de forma aleatória.

Todos os testes são gratuitos e a participação na pesquisa é voluntária, cabendo ao cidadão decidir se deve ou não realizar os testes. Segundo o Ministério, apenas um morador de cada domicílio será testado. Caso este morador seja diagnosticado com coronavírus, os demais residentes receberão os testes.

Além disso, os pesquisadores entregarão um informativo com orientações e repassarão o contato do participante para acompanhamento junto à Secretaria Municipal de Saúde. Os moradores que forem abordados pelos pesquisadores devem exigir as credenciais de identificação dos profissionais.

Ascom Prefeitura de Petrolina