Apicultores e apicultoras de Sento-Sé percebem aumento na procura por mel para o tratamento de viroses

Nesta sexta-feira (22) foi comemorado o dia dos apicultores e apicultoras. O Centro Público de Economia Solidária do Sertão do São Francisco (CESOL-SSF), equipamento ligado à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), atende 21 empreend imentos no território, ligados a criação de abelhas e a produção de mel. Um deles é a Associação dos Apicultores de Sento Sé (AAPSSE), onde atuam 21 associados/as.

Com o a entrada em vigor das medidas de segurança para o controle da propagação dos casos da COVID-19 em todo o país, a associação reduziu o ritmo da produção para a comercialização dos produtos, realizada de forma indire ta em su permercados da cidade. Contudo, observou-se um aumento da procura por mel diretamente nas mãos dos apicultores e apicultoras. 

“A comercialização direta com o consumidor aumentou, por conta das gripes e viroses, embora seja ainda pouco, mas as pessoas tem pensado o consumo do mel como remédio”, explicou a apicultora Margarida Barbosa. 

Margarida é apicultora e sua vida foi marcada pela doçura do mel há cerca de 20 anos, bem antes do surgimento da associação, criada em 2002. O empreendimento ajudou a mudar a vida e a renda dela e de outros profissionais, que atuam com a criaç&atild e;o de abelhas.

A produção do mel é sazonal e a comercialização acontece durante todo o ano. Segundo a apicultora, mesmo com a redução das atividades, algumas famílias chegaram a envazar cerca de 70 potes de mel por mês, entre os períodos de mar& ccedil;o a maio deste ano.

SUSTENTABILIDADE- A apicultura é uma atividade que contribui para o equilíbrio e sustentabilidade do meio ambiente. As abelhas são respons áveis por aproximadamente 80% da polinização natural. Para Margarida, o trabalho com as abelhas tem uma importância significativa. “Além do cuidado e preservação com a natureza, aprendi a lidar com as abelhas, me apaixonei pela atividade, além de ser um complemento na renda”, explicou a apicultora.

COMERCIALIZAÇÃO: Em Juazeiro, localizado na região Norte da Bahia, o mel Balaio da Caatinga, da AAPSSE pode ser encontrado na loja Emp&oac ute;rio Meu Sertão, espaço de comercialização dos empreendimentos atendidos pelo CESOL-SSF, que fica localizado na rua Canafístola, nº 148, bairro Centenário.

 Ascom Cesolssf