Rio São Francisco: Barragem de Itaparica (Usina Luiz Gonzaga) vai superar 75% da capacidade de volume útil

A hidrelétrica de Itaparica, também conhecida como usina Luiz Gonzaga, está localizada a 312,5km da foz do rio São Francisco e é operada pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF).

O reservatório cumpre o papel de regularização dos recursos hídricos da região de Petrolândia, Pernambuco, além da geração de energia. A hidrelétrica tem potência instalada de 1.479.600kW e seu reservatório tem capacidade de armazenamento de 10,7 trilhões de litros, sendo que o volume útil é de 3,5 trilhões de litros.

Aproveitando o aumento do volume de águas na barragem de Sobradinho, Bahia, a Agência Nacional de Águas (ANA) sinalizou, para a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), a possibilidade de transferência de uma proporção para o Reservatório de Itaparica, aumentando assim o seu volume útil. 

Atualmente, a barragem de Itaparica encontra-se com armazenamento próximo a 47%. O assunto foi abordado durante a última reunião de Avaliação das Condições de Operação dos Reservatórios da Bacia do Rio São Francisco, coordenada pela ANA. Desta forma, ao longo dos meses de maio e junho, a Chesf juntamente com o Operador Nacional do Sistema Elétrico, realizarão ações para atender a esta demanda em Itaparica, com a expectativa de atingir o nível de armazenamento superior a 75%, devendo permanecer nesta faixa até outubro.

O Reservatório de Itaparica apresenta capacidade de regularização de vazão e é de fundamental importância para os usos múltiplos ali situados, tais como: abastecimento humano e da agropecuária, geração de energia, controle de cheias, lazer, turismo, irrigação e piscicultura.

Além de equilibrar o volume de Sobradinho, os benefícios do aumento do volume do Reservatório de Itaparica significam maior disponibilidade de água para esses usos múltiplos.

O aproveitamento hidrelétrico de Itaparica tem sua Usina Luiz Gonzaga localizada no Rio São Francisco, no estado de Pernambuco, mais precisamente situada a 25 km após a cidade de Petrolândia/PE e 50 km antes do Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso. Apresenta uma capacidade de armazenamento de  10,7 bilhões de m3 e possui, além da função de geração de energia elétrica, a de regularização das vazões afluentes diárias e semanais daquelas usinas.

Redação redeGN