RedeGN - Vereador solicita a instalação de toldos, banheiros, pias e cadeiras para os cidadãos nas filas em agência bancária de Petrolina

Vereador solicita a instalação de toldos, banheiros, pias e cadeiras para os cidadãos nas filas em agência bancária de Petrolina

O vereador Paulo Valgueiro encaminhou na manhã desta quinta (30), um ofício ao prefeito Miguel Coelho, solicitando providências urgentes no sentido de intensificar a fiscalização da Guarda Civil para o cumprimento do afastamento entre as pessoas nas filas dos bancos, bem como a instalação de banheiros químicos com desinfecção constante, de pias para higienização das mãos, a disponibilização de cadeiras, além de toldos ao longo da Rua João Clementino e do lado de fora do Centro de Convenções para proteger as pessoas do sol inclemente.

Filas enormes em frente a agências bancárias em Petrolina violam recomendações sanitárias contra o coronavírus. Manchetes como estas estão cada vez mais frequentes na imprensa regional.

Pensando em contribuir com a solução desse problema, que coloca a população ao risco de contágio, Valgueiro analisa que é possível manter o funcionamento das agências, no período de emergência e distanciamento social, desde que sejam adotadas medidas para evitar a aglomeração, mas que proporcionem um mínimo de conforto e comodidade às pessoas que precisam ir aos bancos.

 "É necessário e urgente a adoção de outras medidas de prevenção e cuidado, em relação a situações importantes e que sujeitam a população ao risco de contato. As agências bancárias, em especial a Caixa, vem funcionando com a formação de enormes filas, com aglomeração de pessoas, sem fiscalização eficaz, o que só piorou após a liberação do saque do auxílio financeiro emergencial liberado pelo Governo Federal, situação que gerou, inclusive, a imputação de multa à Caixa", lembra o líder da Bancada de Oposição.

O vereador reconhece que, após inúmeras reclamações e denúncias, o gestor municipal se reuniu com representantes da Caixa para buscar uma solução para as grandes filas e evitar a aglomeração. Decidiram instalar um centro de apoio no Centro de Convenções e a interditar a rua onde funciona a Agência da Caixa, no Centro, com a marcação dos espaços nas filas, o que certamente melhorou a situação, mas não resolveu. "As filas continuam enormes e as pessoas deixam as marcações em busca de sombra, gerando as mesmas aglomerações", acrescenta.

Atento aos efeitos do Coronavírus, o vereador Paulo Valgueiro vem solicitando várias medidas ao Gestor municipal, algumas já implementadas, a exemplo de incentivos fiscais e prorrogação para o pagamento dos tributos; a isenção da Contribuição de Iluminação Pública; acolhimento para proteger à população de rua com criação de políticas públicas permanentes; auxílio financeiro para os mototaxistas, feirantes e demais trabalhadores autônomos de Petrolina; medidas de proteção à saúde, direitos da população negra e da periferia com a garantia da dignidade humana, a instalação de novos leitos de UTI e hospitais de campanha, fornecimento dos EPI's imprescindíveis aos servidores públicos municipais, medidas estas que visam amenizar os impactos negativos decorrentes da pandemia no cotidiano dos petrolinenses.

Mônia Ramos Ascom Bancada de Oposição