RedeGN - Chesf aumenta vazão na barragem de Sobradinho e prainha das ilhas do Rodeadouro e Ilha do Fogo desaparece

Chesf aumenta vazão na barragem de Sobradinho e prainha das ilhas do Rodeadouro e Ilha do Fogo desaparece

Conforme a RedeGN tinha antecipado dia passado (Veja aqui) o leito do Rio São Francisco aumentou consideravelmente nas últimas horas porque a Chesf aumentou a partir desta quarta-feira (08) a defluência na barragem de Sobradinho.

A vazão aumentou de 800m³ para 1.000m³ na quarta-feira e na sequência, já nas primeiras horas desta quinta-feira (09), subiu para 1.400m³.  Em nota encaminhada a este veículo de comunicação a Chesf alertou para riscos de alagamento de áreas ocupadas em trechos considerados como “calha principal”.

Como antecipado também pela RedeGN, na região de Juazeiro e Petrolina a vazão subiu tanto que atingiu as prainhas situadas nas margens do Rio, além da Ilha do Rodeadouro e Ilha do Fogo.

Nas redes sociais circulam algumas fotos e a comemoração dos ribeirinhos festejando a ‘cheia’ do rio que não ocorria há muito tempo. Mas, o acesso as Ilhas do Fogo e Rodeadouro e da prainha próxima à Marinha em Juazeiro está proibido.

Locais que diariamente são frequentados por banhistas, causando aglomerações que oferecem risco de contaminação pelo coronavírus (COVID-19) e H1N1.  Por essa razão, enquanto o distanciamento social estiver em vigor no município, a Prefeitura Municipal de Juazeiro proibiu o acesso a esses locais.

Redação redeGN