Cantor e sanfoneiro Joquinha Gonzaga completa nesta quarta (01), 68 anos de nascimento

Joquinha Gonzaga completa nesta quarta-feira (01), 68 anos  de nascimento. Ele é neto de Januário e sobrinho de Luiz Gonzaga. João Januário Maciel, o Joquinha Gonzaga é hoje um dos poucos descendentes vivos da família.

Dos nove filhos de Santana e Januário, todos eles, ja "partiram para o Sertão da Eternidade". Joquinha Gonzaga, nasceu no dia 01 de abril de 1952, filho de Raimunda Januário (Dona Muniz, segunda irmã de Luiz Gonzaga) e João Francisco Maciel. Luiz Gonzaga declarou em público que Joquinha é o seguidor cultural da Família Gonzaga.

Ao lado do tio Luiz Gonzaga, o sanfoneiro Joquinha cantou em dueto a música "Dá licença prá mais um". Joquinha Gonzaga caminha para os 70 anos e reside atualmente em Exu, Pernambuco. Nesse contexto, a Câmara de Vereadores de Exu, encaminhou um projeto de apoio e solicitação do registro do cantor, compositor e sanfoneiro Joquinha Gonzaga, para ter o reconhecimento de Patrimônio Vivo da Cultura de Pernambuco.

Além de sobrinho do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, Joquinha é neto de Januário (tocador de 8 Baixos) e ainda tem como tios o Mestre da Sanfona, Zé Gonzaga, Chiquinha Gonzaga (tocadora de sanfona 8 Baixos) e Severino Januário.

A justificativa para Joquinha ser reconhecido Patrimônio Vivo de Pernambuco é o valor do seu legado para as futuras gerações e a contribuição a fim de que mantenham os saberes e fazeres da cultura da sanfona. 

Detalhe: Joquinha Gonzaga também é tocador de sanfona de 8 baixos, um instrumento quase em extinção no cenário cultural brasileiro e também por isto um dos aspectos que faz Joquinha merecedor da aprovação para assim poder se dedicar mais a aulas, oficinas e palestras sobre o tema sanfona de 8 Baixos.

"Estive na câmara de vereadores de Exu pra dá início ao “Patrimônio Vivo Cultural de Pernambuco” projeto do governo de Pernambuco, onde os vereadores de Exu me indicaram para receber o título. Quero agradecer ao vereador Roberto Bento e ao presidente da câmara Cicero Vieira que foram os primeiros que entramos em contato para conversar sobre o projeto e a todos os vereadores por ter votado a favor do título e nos apoiar. Agradecer também a Fábio Souza e Davi Leandro são eles que tem total conhecimento sobre o projeto e estão me ajudando em tudo. A primeira etapa foi concluída, agora vamos pra próxima", disse Joquinha Gonzaga.

Ao ser inserido oficialmente no programa Patrimônio Vivo na Política Cultural do Estado, Joquinha Gonzaga dará continuidade nas realizações de oficinas de transmissão de saberes, exposições, apresentações culturais, palestras, entre outras ações, que significam a apropriação simbólica e o uso sustentável dos recursos patrimoniais direcionados à preservação e ao desenvolvimento econômico, social e cultural do Estado.

Este ano, no mês de janeiro 2020, Joquinha Gonzaga participou do primeiro Festival Nacional de Música 'Canta Gonzagão’, em Exu, onde ministrou para as crianças e adolescentes do Projeto Asa Branca, uma oficina de Sanfona. Em Ouricuri, Pernambuco, também em Janeiro mostrou no Forró do Poeirão, a arte de tocar sanfona de 8 Baixos, a famosa Pé de Bode.

Contato para shows de Joquinha Gonzaga: (87) 999955829 e watsap: (87)999472323

Redação redeGN Foto: Ney Vital