RedeGN - Leitores questionam se Coelba pode cortar energia neste período de pandemia

Leitores questionam se Coelba pode cortar energia neste período de pandemia

Leitores da redeGN enviaram áudio perguntando se é legal o corte de energia elétrica durante este período de quarentena causado pela prevenção do coronavírus.

Uma das denúncias vem do bairro Jardim Flórida. Ele é cabeleireiro. Segundo os vizinhos um funcionário da Coelba esteve no estabelecimento e cortou a energia. "O motivo causa mais desespero, tudo fechado e ai vem corte de energia". 

A redação não obteve a informação se havia mais de duas faturas atrasadas.

No início deste mês a Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou um conjunto de medidas excepcionais a serem adotadas nos próximos 90 dias, para o enfrentamento dos efeitos da pandemia do coronavírus no país. Um nova resolução proíbe a suspensão do fornecimento de energia elétrica por inadimplência em unidades consumidoras residenciais urbanas e rurais e em atividades consideradas essenciais, como hospitais e unidades de saúde; centros de produção, armazenamento e distribuição de vacinas e soros antídotos; estações de tratamento e abastecimento de água; polícia e corpo de bombeiros, entre outras.

A medida, segundo a Aneel, preserva o fornecimento de energia aos consumidores mais vulneráveis, dando tratamento único a todas as empresas de distribuição. Iniciativas recentes de governos estaduais e municipais que tentam regulamentar por decreto questões relacionadas ao serviço de energia elétrica, como a proibição do corte de consumidores e da cobrança da conta de energia durante a crise sanitária, era um dos pontos de preocupação das distribuidoras. A regulação do tema é de competência exclusiva da agência.

Foto de arquivo