72º Batalhão do Exército em Petrolina dá apoio logístico a campanha de vacinação contra influenza e H1N1

O comandante do Exército, general Edson Pujol, afirmou em vídeo distribuído pela instituição que a crise do coronavírus "talvez seja a missão mais importante de nossa geração". 

"Vivemos o enfrentamento de uma pandemia que exige a união de todos nós brasileiro. O momento é de cuidado e de prevenção, mas também de muita ação por parte do Exército brasileiro", afirmou o general. O pronunciamento do general mostra a gravidade com que o tema está sendo tratado pelas Forças Armadas.

O 72º Batalhão de Infantaria Motorizado, localizado em Petrolina, no momento dá um apoio logístico a Secretaria Municipal de Saúde e montou barracas que estão sendo empregadas na Campanha de Vacinação contra a Influenza e H1N1. No Hospital Apami uma das barracas dá apoio na triagem dos pacientes. Não há participação efetiva dos militares até este momento.

Confira nota 72 Batalhão Exército referente medidas referente aos casos suspeitos de Covid-19:

O 72º Batalhão de Infantaria Motorizado informa que até o presente momento não existem casos suspeitos de Covid-19 no âmbito dos militares e familiares do Batalhão. Ressalto que, apesar da manutenção do expediente, foram tomadas todas as medidas de prevenção, tais como:

- Suspensão das visitas ao Parque Zoobotânico da Caatinga;
- Inspeção sanitária diária nos militares do Batalhão;
- Realização de triagem diária no acesso de todas as pessoas (civis e militares) ao Batalhão;
- Área de isolamento com 30 (trinta) leitos no interior da OM voltado para o público interno;
- Desinfecção periódica de maçanetas e corrimãos;
- Distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (máscaras e luvas) para os militares que necessitarem no desempenho de suas funções;
- Campanha de conscientização voltada para o público interno;
- Suspensão das instruções e reuniões em ambientes fechados;
- Disponibilização de álcool em gel nos pontos de maior fluxo de pessoas;
- Preparação de equipes médicas para evacuação de militares, dentre outras medidas. 

Informo ainda que o 72º Batalhão de Infantaria Motorizado possui, em sua área de responsabilidade, cerca de 40 municípios e está realizando algumas ações de apoio aos diversos órgãos envolvidos na campanha de combate ao Covid-19, entre as quais:

- Apoio logístico, com a montagem de barracas, à Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina-PE na campanha de imunização em vigor;
- Apoio logístico, com a montagem de barracas, ao Hospital filantrópico APAMI, na cidade de Petrolina-PE.

Enfatizamos que todas as recomendações recebidas pelo escalão superior estão sendo cumpridas e que o 72º Batalhão de Infantaria Motorizado permanece em condições de ser empregado a qualquer momento. Mantém, para isso, 01 (uma) Subunidade de prontidão com um efetivo de 130 militares dentro do quartel, isolada do restante da tropa, para evitar qualquer tipo de contaminação.

Todos os militares do Batalhão estão de sobreaviso, podendo ser acionados, em caso de necessidade de emprego. Nossa capacidade operacional está sendo mantida e a higidez da nossa tropa está sendo preservada. Este Comando se coloca à disposição para esclarecer dúvidas e prestar informações sobre os procedimentos adotados.

Redação redeGN Foto:Iustrativa