RedeGN - SEDES inicia campanha de arrecadação de materiais de higiene para pessoas em situação de vulnerabilidade social

SEDES inicia campanha de arrecadação de materiais de higiene para pessoas em situação de vulnerabilidade social

Diante dos casos de coronavírus e H1N1 no país, cuidados básicos de higienização têm sido recomendados pelas instituições de saúde. No entanto, nem todos possuem acesso a essa estratégia de prevenção.

Pensando nisso, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) de Juazeiro, em parceria com o projeto Anjos & Amigos está promovendo campanha de arrecadação de produtos de higiene para serem distribuídos a pessoas em vulnerabilidade social, a exemplo das em situação de rua. Os agendamentos para doação podem ser realizados via telefone.

Materiais como sabonetes, detergente, creme dental e papel higiênico são alguns dos produtos que podem ser doados à campanha. Além destes, o grupo também está arrecadando alimentos, roupas, lençóis e colchões. De acordo com a gerente financeira da SEDES e uma das responsáveis pelo projeto, Camila Costa, o intuito é estender o acesso a esses cuidados a quem mais precisa. “Muitos não têm condições de se prevenir adequadamente, então será de grande importância esse kit de higienização chegar até os mais necessitados. O momento é de empatia e solidariedade”, afirma.

Tais cuidados com a higiene pessoal, bem como a importância da alimentação saudável e do isolamento social foram algumas das recomendações feitas pela Secretaria de Saúde (SESAU) do município. Devido às ocorrências do vírus H1N1 e do Covid-19 no país e na região, medidas de prevenção também foram adotadas pela SEDES como a suspensão de atendimentos presenciais nos serviços de assistência social e o adiamento do prazo para cadastramento no CadÚnico, a fim de evitar aglomerações.

“Mesmo diante de todo serviço oferecido sabemos que o período é de impacto social e crise. O intuito é de atender também as famílias que estão em vulnerabilidade social e apoiar esse público no enfrentamento a esse momento de pandemia”, ressalta a superintendente do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), Francisca Bandeira. Seguindo as recomendações de isolamento social, o contato para entrega das doações pode ser feito via telefone ou whatsapp, através do número (87)98877-9023, onde serão feitos os agendamentos para busca dos produtos.

Mayane Santos - Estagiária/sob supervisão de Raphael Leal