RedeGN - SESAU oferece atendimento psicológico virtual a profissionais da rede e a pessoas com dificuldade no isolamento social

SESAU oferece atendimento psicológico virtual a profissionais da rede e a pessoas com dificuldade no isolamento social

A Secretaria de Saúde, através da superintendência de Gestão de Pessoas, abriu mais um canal de comunicação com a população que enfrenta os efeitos da pandemia do Coronavírus.

Desta vez, o serviço é voltado para o atendimento psicológico de profissionais da saúde e pessoas em geral que estejam enfrentando dificuldades decorrentes do isolamento social. O atendimento é feito de forma virtual através de redes sociais e chamadas de vídeo.

Segundo a psicóloga e superintendente de Gestão de Pessoas, Lorena Pesqueira, o modelo oferecido é de plantão, que é um acolhimento pontual. O objetivo é dar suporte e ajudar no controle do equilíbrio, principalmente, dos profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate ao vírus, ou pessoas que de alguma maneira, tenham se sentido afetadas pela pandemia. “São pessoas com ansiedade generalizada, depressão, síndrome do pânico, pensamento acelerado e outros transtornos psíquicos que possam ter sido agravados nesse período”, pontuou.

De acordo com ela, o atendimento mesmo que virtual, ajuda as pessoas a enfrentarem o isolamento social e o combate à doença. É uma medida de humanização, apoio e cuidado, para com nossos servidores que estão na linha de frente e com a comunidade que atendemos diariamente em nossos serviços. Tem sido uma experiência muito boa e que já tem dado retornos satisfatórios”, completou.

A agente comunitária de saúde, Geruza Rodrigues, é uma das pessoas que procurou o atendimento psicológico virtual oferecido pela Sesau. “Tenho incentivado as pessoas a se cuidarem, a acreditarem que tudo isso vai passar. Mas, nós, profissionais de saúde, também precisamos de cuidado, desse suporte para enfrentarmos essa situação que é nova pra todos nós. O atendimento psicológico só nos ajuda a melhorar no exercício da nossa atividade profissional”, falou.

A auxiliar de saúde bucal, M.D, que prefere não se identificar também buscou o serviço. “Senti que estava em pânico no trabalho por saber que estava lidando com esse problema tão grave em todo mundo. Hoje, me sinto grata por saber que temos assistência de profissionais e que nos dão toda atenção que precisamos. Isso tem me fortalecido muito”, declarou.

Quem deseja atendimento psicológico virtual pode procurar o serviço através do telefone (74) 98842-2777.

Fabiana Diniz/SESAU