Rui promete recorrer após Anvisa conseguir barrar medição de temperatura nos aeroportos

Em tom insatisfeito, o governador da Bahia, Rui Costa, utilizou o Twitter nesta terça-feira (24) para falar sobre a medição de temperatura nos aeroportos do estado. Segundo o gestor, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária entrou na Justiça para impedir o trabalho da Secretaria de Saúde do estado (Sesab).

A medida serve para colaborar no combate à pandemia do novo coronavírus. A decisão foi cassada pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) pela desembargadora Maria do Carmo Cardoso.

Uma nota técnica da Anvisa, levada em conta pela magistrada, aponta que apesar do mecanismo de transmissão da Covid-19 não tenha sido totalmente elucidado, estudos indicam que a transmissão também ocorre por pessoas assintomáticas. Com isso, barrar passageiros não seria recomendável por gerar filas e consequente aglomeração.

"Não consigo entender a Anvisa, que está nos impedindo de fazer a medição da temperatura das pessoas que chegam à Bahia. A Anvisa entrou na Justiça para barrar nosso trabalho. Acho inadmissível tamanha resistência de uma agência que deveria cuidar das pessoas. Vamos recorrer", escreveu Rui.

Recentemente, a Sesab só conseguiu aferir a temperatura de passageiros após a Justiça Federal conceder uma liminar. Desde então, funcionários do órgão estavam trabalhando no desembarque. Antes disso, a Anvisa já não havia permitido a ação, o que gerou reclamação do governador

BN