Mercado do Produtor de Juazeiro orienta permissionários na prevenção ao coronavírus

O Mercado do Produtor de Juazeiro orienta permissionários na prevenção ao coronO Mercado do Produtor de Juazeiro, 4º maior Ceasa em volume e comercialização do país, está funcionando normalmente, mas estão sendo adotadas diversas medidas pela administração com orientações para trabalhadores e permissionários em prevenção ao coronavírus.

Assim como no Mercado do Produtor, as feiras livres e os mercados Joca de Souza e Arnaldo Vieira continuam com suas atividades para que os alimentos cheguem à mesa da população.

Todas as orientações repassadas pela Secretaria da Saúde do município estão sendo tomadas, bem como as recomendações do decreto com medidas preventivas contra o Coronavírus e H1N1 assinado pelo prefeito Paulo Bomfim.

As dicas de prevenção e orientações são transmitidas através da rádio do Ceasa e cartazes colocados nos pavilhões do entreposto com recomendações de higiene e orientações sobre os sintomas provocados pela infecção. A limpeza e desinfecção de locais e superfícies de uso intenso como maçanetas, cadeiras e balcões de atendimento está sendo intensificada; reuniões ou eventos que utilizem a capacidade mais de 30 pessoas estão suspensas, assim como visitas coletivas ao Ceasa. Os ambientes estão sendo bem ventilados, com janelas abertas e higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool gel.

“O Mercado do Produtor funciona como uma cidade com cerca de 10 mil pessoas circulando diariamente no local e chegam em média 250 caminhões por dia. Por isso é tão importante orientar as pessoas para que tenham cuidados constantes com a saúde, bem como no manejo dos alimentos que são comercializados. Estamos pedindo também aos permissionários que se atentem a essas orientações e tenham todo cuidado possível. Pedimos ainda que dispensem os funcionários que estejam no grupo de risco e que disponibilizem materiais e equipamentos de proteção e álcool gel para colaboradores e clientes dos seus boxes”, destacou o diretor executivo da AMA, Agnaldo Meira. Lembrando que as pessoas que estão no grupo de risco são: idosos, diabéticos, hipertensos, quem tem insuficiência renal crônica e quem tem insuficiência respiratória crônica.

COMO PREVENIR O CORONAVÍRUS 

- Lavar as mãos com água e sabão;

- Utilizar álcool em gel 70%;

- Cobrir nariz e boca ao tossir e espirrar;

- Evitar tocar os olhos, nariz e boca antes de lavar as mãos;

- Evitar locais fechados ou com aglomeração de pessoas se estiver doente;

- Não compartilhar objetos de uso pessoal;

- Higienizar tablets, celulares e aparelhos remotos;

- Manter os ambientes ventilados.

SINTOMAS

 - Febre;

- Falta de ar;

- Dor de garganta;

- Tosse.

Daniela Duarte/AMA