Vacinação contra o sarampo encerra terceira etapa com saldo positivo em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina encerrou com sucesso, na sexta-feira (13), a terceira fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo. Coordenada pela Secretaria Municipal da Saúde, a campanha, que começou no dia 10 de fevereiro, imunizou pessoas dentro da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde que são as pessoas com idade entre 6 meses a 49 anos, com o objetivo de alcançar pessoas com a caderneta desatualizada.

O balanço da secretaria aponta que 7.500 doses foram aplicadas no período. Desse total, 955 fazem parte do público-alvo na faixa etária dessa terceira etapa da campanha, ou seja, pessoas de 5 a 19 anos. A vacina em questão é a tríplice viral, que além do sarampo ainda inclui imunização à caxumba e rubéola.

"A Secretaria de Saúde esclarece que a vacinação contra o sarampo em crianças menores de um ano foi uma estratégia do Ministério da Saúde considerando o surto instalado no país, e não conta como dose válida, devendo marcar a vacina para um ano. Apesar desse saldo positivo, a Secretaria de Saúde ressalta que esta vacina faz parte do calendário básico vacinal e após a campanha, continuará disponível em todos os postos de saúde do município", destaca a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro.

Próximas etapas

A campanha de vacinação faz parte de uma estratégia nacional para interromper a transmissão do sarampo e eliminar a circulação do vírus. As duas primeiras etapas ocorreram no ano passado. O Ministério da Saúde já informou que duas outras etapas de mobilização darão continuidade às ações em 2020, além da prevista para fevereiro: entre junho e agosto, para o público com idade entre 20 a 29 anos; e em agosto, para a população de 30 a 59 anos de idade.

Ascom Prefeitura de Petrolina