Alto índice técnico marca a 4º Meia Maratona da Fruticultura Irrigada em Petrolina

Com mais de mil atletas representando 16 estados brasileiros, além de dois quenianos, foi realizada no domingo (8), 4ª Meia Maratona da Fruticultura Irrigada no Núcleo 3 do Projeto Senador Nilo Coelho. O evento contou com disputas nos 7 km e 21 km, no masculino e feminino.

Nas provas de 7 km, a Associação Petrolinense de Atletismo (APA) levou a melhor. Marcos Silvas conquistou o ouro no masculino e Eliene da Costa no feminino.

Já Na prova dos 21 km masculino, após uma disputa emocionante com Edson Amaro, o queniano Philemon Kliplagt levou a medalha de ouro. No feminino, o primeiro lugar ficou com Marily dos Santos.

De acordo com o treinador da APA, Marciano Barros, o alto nível técnico marcou a competição. "A avaliação é muito positiva. Graças a Deus superou as nossas expectativas, principalmente de público. Nós tivemos mais de mil pessoas participando do evento, Conseguimos ter durante a prova um índice técnico muito forte, as pessoas ficaram muito empolgadas em ver atletas da África correndo aqui na nossa região, disputando com os nossos atletas, então ficamos felizes com o resultado e com a prova".

Outro destaque da prova foi a participação da comunidade. "Nós trouxemos aquela comunidade do N3, em torno do N3 e do N1 que vieram para a rua assistir o nosso evento. Foram pouco mais de duas horas e meia. Todo o percurso estava fechado, então trouxe as pessoas para a rua para assistir, foi uma coisa bem bacana", comemorou Marciano.

A Associação Petrolinense de Atletismo (APA) foi fundada em 2003 com o objetivo de montar e organizar um grupo de atletas na cidade de Petrolina. A instituição cresceu e se tornou referência no atletismo e paratletismo na região, com inúmeros conquistas em competições.

A APA já atendeu mais de mil pessoas, entre atletas e paratletas amadores e de alto rendimento. Recentemente a instituição filiou-se a Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) que apoia clubes reconhecidos de todo país.

A APA lançou no mês de março uma campanha para que contribuintes destinem parte do Imposto de Renda para a instituição. Quem tem imposto a pagar, pode optar por destinar parte do valor para o próprio município, indicando a instituição que receberá a doação. A porcentagem destinada é de 3% do valor total para Pessoa Física e 1% para Pessoa Jurídica. Os interessados podem obter outras informações no apapetrolina.com.br e @apapetrolina no Instagram.

Ascom