RedeGN - SESAU em Juazeiro programa reunião com profissionais da saúde para discutir ações de combate ao novo coronavírus

SESAU em Juazeiro programa reunião com profissionais da saúde para discutir ações de combate ao novo coronavírus

A Secretaria da Saúde em Juazeiro, através da Vigilância em Saúde, montou uma programação voltada à discussão sobre o novo coronavírus (COVID 19). Nos dias 09 e 11 de março, médicos, odontólogos, enfermeiros, técnicos da atenção básica e da especializada, bem como condutores socorristas do SAMU irão participar de um momento de informações conduzida pelo médico infectologista Washington Luís.

O evento acontecerá no auditório da Câmara de Vereadores das 8h às 12h nos dois dias. A partir das discussões e o crescimento nos casos confirmados no Brasil - até esta quinta-feira (05) são oito confirmados, sendo seis em São Paulo, um no Rio de Janeiro e um no Espirito Santo e 638 casos sob investigação - a Secretaria da Saúde está reunindo as equipes de Saúde da Família e profissionais dos serviços de urgência e emergência do município para diálogo sobre o novo coronavírus (COVID 19).

Juazeiro é uma cidade de polo irrigado, possui o quarto maior entreposto em volume e comercialização do país, além de ser uma região turística, por isso a necessidade de munir a equipe com informações.

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Tatiane Malta, informações são essenciais para qualificar as equipes em suas diversas áreas de atuação. “O momento de reunião com as equipes de saúde municipal é essencial para levarmos informações com um profissional infectologista. Mesmo o COVID 19 sendo uma doença nova, possui antepassados e o médico poderá acentuar algumas questões que estão deixando preocupados os demais profissionais da rede”, explicou.

A Bahia confirmou na manhã desta sexta-feira, (06) o primeiro caso confirmado de coronavírus no Estado, na cidade de Feira de Santana. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (SESAB) o estado tem registrado 73 casos suspeitos. Destes, 21 foram excluídos, 29 descartados através de exames de laboratório e 23 estão aguardando análise laboratorial. Os municípios notificantes são: Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Jacaraci, Jequié, Lauro de Freitas, Lençóis, Salvador, Santa Cruz de Cabrália, Teixeira de Freitas, Tucano e Vitória da Conquista.

Débora Sousa/SESAU