SESAU restringe atendimento de urgências e emergências na UPA em Juazeiro. Odontólogos criticam gestão municipal

Dois fatos chegaram ao conhecimento da RedeGN noite passada e deixam a população seriamente preocupada. Primeiro, em tempos de Coronavírus, foi repassado via redes sociais uma nota oriunda da própria Secretaria Municipal de Saúde endereçada aos profissionais da UPA – Unidade de Pronto Atendimento sobre dois casos suspeitos de H1N1. Diz a nota:

A Secretaria Municipal da Saúde torna público que a partir da tarde desta quita-feira (05), a urgência e emergência da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Juazeiro estará com atendimentos restritos. A medida é em virtude de dois casos suspeitos de pacientes com H1N1, os mesmos estão na sala vermelha da unidade.

A Secretaria da Saúde informa ainda que aguarda os resultados dos exames e está inserindo os pacientes na Central de Regulação Interestadual de Leitos (CRIL) para que sejam transferidos para uma unidade hospitalar com leito de isolamento.

A SESAU já comunicou ao Conselho de Medicina, SAMU e ao Hospital Regional de Juazeiro, este último, será referência para o atendimento de urgência e emergência até que os dois pacientes sejam regulados da UPA.

O que é H1N1:

A infecção pelo vírus da Influenza A/H1N1 pode ocorrer por contato com secreções respiratórias, através da tosse ou espirros, de pessoas contaminadas pelo vírus. É uma infecção viral, onde os sintomas da gripe H1N1 são bem parecidos com os da gripe comum e a transmissão também ocorre da mesma forma. O agravo da gripe H1N1 é que ela pode levar a complicações de saúde muito graves, podendo ser fatal. O vírus vive por duas a oito horas em superfícies, por isso, hábitos de higiene pessoal, como: lavar as mãos com freqüência ajuda a reduzir as chances de contaminação.

Logo depois, o vereador Allan Jones (PTC) enviou nota dos odontólogos de Juazeiro revoltados porque não fizeram o curso de capacitação sobre o coronavírus destinado somente para os profissionais médicos e enfermeiros. Veja a nota:

Os odontólogos da rede pública do Município de Juazeiro repudiam e se indignam com a postura da Atenção Básica da Secretaria de Saúde da cidade de Juazeiro da Bahia. A mesma proporciona um curso de capacitação sobre o coronavírus somente para os profissionais médicos e enfermeiros. Na opinião do grupo e de grande parte dos colegas de profissão, postura esta, irresponsável e incompetente, diga-se de passagem. “Sabemos da grande exposição que nossa profissão proporciona a vírus e bactérias, quando manuseamos os instrumentos de rotações e vapores de água no nosso rosto”. Então, diante dessa postura irresponsável da gestão da saúde de Juazeiro, vimos aqui dar nossa NOTA DE REPÚDIO e indignação, diante dessa postura irresponsável.

Contamos com o apoio da mídia regional, a fim de divulgar essa reclamação da categoria.

Equipe de odontólogos do Município.

PS: A redeGN pediu informações sobre os dois assuntos ventilados na matéria, mas ainda não recebeu resposta da Prefeitura de Juazeiro.

Redação redeGN