Segunda, 24, tem comércio de movimento fraco em Juazeiro: 'Está difícil até para vender picolé", avalia vendedor

Vitrines trazem promoções. Lojas colocam artigos e roupas bem à frente para atrair os consumidores, mas o movimento nos estabelecimentos comerciais é considerado muito franco na segunda-feira 24, dia de carnaval.

"A gente sempre sabe que isto do comércio ter expectativa de vendas durante o carnaval é quase impossível. O movimento quase não existe em Juazeiro neste Período. Um desânimo geral", diz o vendedor José de Assis, acrescentando que quem não viajou "fica nos bares e ou vai para alguma ilha".

Juazeiro não tem festejos no carnaval oficial (em Juazeiro o Carnaval e antecipado) e muitas pessoas viajam, não há um aumento significativo no movimento no comércio neste período do ano. 

Um dos motivos para o fraco movimento do comércio de acordo com o vendedor é que não existe um plano para chamar os clientes e só ter as porta abertas, não representa a solução. É carnaval e as medidas para o comércio funcionar não têm surtido muito efeito e precisa que os orgãos responsáveis repensem uma medida que possa trazer clientes para o comércio", finalizou José.

O vendedor ambulante Hamilton Silva ironizou: "Mesmo com este calor tá ruim até para vender picolé".

Os bancos estão fechados nesta segunda e terça-feira de carnaval. Na Quarta-feira de Cinzas (26/02) o início do expediente será às 12h, no horário local, com encerramento em horário normal de fechamento das agências, segundo informações da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Nas localidades em que as agências fecham normalmente antes das 15h, o início do atendimento ao público será antecipado, de modo a garantir o mínimo de 3 horas de funcionamento.

A Febraban orienta os clientes a utilizarem os canais digitais, como sites e aplicativo dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente bancário nas agências.

As contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento em 24 ou 25 de fevereiro poderão ser pagos, sem acréscimo, na quarta-feira (26). Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão da Febraban é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.

Os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).

Redação redeGN Fotos: Ney Vital