Torcedores de Juazeiro e Petrolina recorrem ao rádio para "acompanhar" jogos de Futebol

Os jogos do Flamengo no Campeonato Carioca não estão sendo transmitidos ao vivo na TV, nem online. O clube até o momento não entrou em acordo com a Globo e seus duelos estão fora da TV aberta (Globo), do SporTV, do Premiere e do Globoesporte.

Sem transmissão pela TV em dias de jogos do Flamengo um detalhe vem chamando à atenção: o torcedor retorna ao antigo hábito de acompanhar os jogos, em sua maioria pelo rádio e ou seguir em tempo real pelas redes sociais. Além de ter conquistado vários títulos, o Flamengo conquistou mais do que uma nova legião de torcedores.

Sendo assim, o Flamengo resgatou um hábito que faz parte da história do brasileiro, o de ouvir as partidas do time do coração pelo rádio.

Em dias de jogos do Flamengo a cena é comum agora o torcedor nas ruas e até nos bares com o rádio no "pé do ouvido". A tradição de ouvir futebol no rádio de pilha nunca morreu, mas ficou restrita aos torcedores mais antigos. 

O radialista Pedro Henrique, coordenador da equipe esportiva da Rádio Cidade Am, diz que um estudo apontou a audiência mídias digitais triplicou durante os jogos de futebo. De acordo com Pedro existe um hábito de também ouvir os jogos dos campeonatos estaduais, no caso o Campeonato de Pernambuco e o Baiano. 

O aposentado Iranildo Moura Leal é destes torcedores que mesmo com os jogos transmitidos ao vivo pela televisão  ainda prefere, segundo ele, "a emoção do rádio". Iranildo afirma que o rádio o acompanha, ou ele acompanha o rádio há mais de seis décadas. 

Agora, é a vez da nova geração redescobrir o veículo: quando as partidas não são transmitidas pela TV, a torcida acompanha os jogos pelo rádio que já está adaptado às novas tecnologias, o meio é transmitido também via celulares, computador e televisão. 

Sem acordo, torcedores do Flamengo espalhados em Juazeiro e Petrolina vão ter que continuar usando o rádio.

Nota oficial do Flamengo:

"O Clube de Regatas do Flamengo informa que, em razão do término de seu contrato com o Grupo Globo de Televisão para a transmissão do Campeonato Carioca de Futebol e a posição da emissora em só renová-lo mantendo exatamente as mesmas condições comerciais acertadas em 2016, não levando em conta a nova fase do Flamengo e nenhum dos pontos sugeridos pelo clube para uma possível renovação, os jogos de nosso time de futebol profissional no Carioca 2020 não serão transmitidos nos canais abertos da Rede Globo de Televisão, no SportTV em TV Paga e no Canal Premiere em sistema pay-per-view.

Apesar da não transmissão televisiva de seus jogos, a diretoria do Flamengo reafirma seu total compromisso em levar a campo todo o elenco de jogadores que foi campeão do Carioca, do Brasileirão e da Libertadores no ano de 2019. Será com este elenco completo e, ainda mais reforçado com as novas contratações, que lutaremos pelo bicampeonato carioca, além de buscar oferecer para nossa torcida e para os amantes do futebol um espetáculo de alto nível esportivo.

Temos certeza que, assim como fizemos em todo o decorrer do ano passado juntos, torcida e time serão mais uma vez protagonistas de momentos especiais para o futebol brasileiro.

Vale aqui o registro da continuidade de nossa parceria com Grupo Globo, através do contrato comercial que temos para as transmissões dos jogos do Campeonato Brasileiro. Uma parceria de mais de uma década, pautada pelo profissionalismo e respeito de ambas as partes."

Nota oficial da Globo:

"Fizemos ao Flamengo uma proposta para o Campeonato Carioca, mas infelizmente não chegamos a um acordo, pois o valor pedido pela diretoria do time rubro-negro está muito acima do acerto já feito com os outros clubes e a Federação do Rio de Janeiro. Por isso, até este momento, os jogos do Flamengo não serão transmitidos em nenhuma plataforma. Temos grande interesse nesses direitos e continuamos sempre abertos ao diálogo, esperando chegar a um acordo satisfatório para todos: clubes, federação, marcas, plataformas e, principalmente, para os torcedores.

Nosso objetivo é fazer uma transmissão do tamanho da paixão do carioca pelo futebol, sem abrir mão dos princípios que têm norteado nossas aquisições de direitos no futebol brasileiro. Adotamos cada vez mais modelos com critérios que visam maior equilíbrio e valorizam a meritocracia esportiva e comercial na alocação dos valores, em vez de valores diferenciados que acabam resultando em desigualdade preestabelecida.

É um sinal de respeito pelas equipes e pelos torcedores que defendem todas as cores e bandeiras nas arquibancadas do Rio de Janeiro. Sem distinção. É a forma de a Globo contribuir para um futebol brasileiro mais equilibrado, mais consistente, que seja bom para todos e não apenas para alguns.

Acreditamos que demos passos importantes nessa direção. Como acontece desde o início da temporada, o Flamengo – único clube até aqui ainda sem acordo com a Globo – continuará tendo espaço na cobertura constante dos programas esportivos da Globo, do SporTV e do GloboEsporte.com, além da exibição ao vivo de partidas do clube pela Copa Libertadores da América, Supercopa, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro."

Redação redeGN Fotos: Ney Vital