SESAU se pronuncia sobre óbito no Hospital Materno Infantil de Juazeiro

Em resposta à matéria publicada pela redeGN onde Recém-nascido morre na maternidade de Juazeiro (BA), a SESAU enviou a seguinte nota:

Sobre o óbito de uma criança registrado neste final de semana, a Secretaria Municipal da Saúde esclarece que a equipe médica do Hospital Materno-Infantil adotou as medidas cabíveis para evitar o ocorrido, seguindo todos os protocolos recomendados. Em razão de a mãe já haver se submetido a uma cesariana anteriormente e, após conversa entre um familiar e a equipe médica, decidiu-se por aguardar o trabalho de parto normal, uma vez que não existia nenhuma contra indicação para o mesmo.

A paciente evoluiu bem para parto normal na última sexta-feira (14/02), mas ao romper a bolsa, foi evidenciada a presença de mecônio. A paciente e o bebê receberam assistência da equipe médica neonatal e de enfermagem.

A criança foi direcionada para o berçário, onde ficou em uso de oxigênio contínuo e foi solicitada regulação através da Central de Regulação Interestadual de Leitos (CRIL) para transferência a hospital de referência em UTI neonatal. Neste domingo (16/02), porém, houve uma piora clínica e consequente parada cardíaca. Mesmo com manobras para reanimação, a criança lamentavelmente veio a óbito.

A Secretaria Municipal da Saúde lamenta o ocorrido e se solidariza com a família neste momento de dor.