Secretaria da Saúde de Juazeiro vai realizar palestra sobre alimentação para pacientes com câncer

Na próxima segunda-feira (17), pacientes com câncer assistidos pelo Tratamento Fora de Domicílio (TFD) irão participar de uma palestra sobre cuidados com a alimentação promovida pela Secretaria da Saúde. O objetivo do encontro é proporcionar conhecimentos nutricionais e apoio psicológico para que tenham mais resistência nutritiva e emocional durante o tratamento.

A roda de conversa acontece na sala de espera da SESAU, na Avenida Adolfo Viana, Shopping Águas Center, a partir das 8h. A ação da secretaria irá se estender também à casa de apoio em Salvador.

Atualmente, mais de 60% dos pacientes que utilizam o TFD em Juazeiro são pessoas com câncer. Com essa palestra, a SESAU espera munir os pacientes e acompanhantes de mais informações. De acordo com a nutricionista Lívia Lima a alimentação é fundamental no processo de tratamento. “Devemos ter consciência que a ingestão de frutas, verduras, carboidratos, ferro, minerais, vitaminas através da alimentação também deve ser encarada como medicação para o tratamento. Um organismo que recebe os nutrientes necessários reage melhor às ações danosas ocasionadas pela quimioterapia e radioterapia”, descreveu.

Lívia ainda ressalta que ao receber o diagnóstico os pacientes se preocupam muito com o que não podem comer e não se interessam pelo que podem consumir. “Costumo dizer que existem mais possibilidades de alimentos que podem ser consumidos que o contrário. Uma coisa que deve ser levada para nossa vida, independente de doença é que precisamos evitar alimentos enlatados, embutidos, com alto teor de sódio, açúcares, bebidas alcoólicas, tudo isso é maléfico para nossa saúde. Precisamos desembalar menos e descascar mais, assim teremos uma vida mais saudável”, expressou.  

A SESAU reforça ainda que esse momento de conversa e informação não será restrito apenas aos pacientes. Quem quiser se informar sobre alimentação para pacientes com câncer pode se dirigir na segunda-feira à sede da SESAU e participar.

Débora Sousa/SESAU