RedeGN - Secretaria da Saúde de Juazeiro vai realizar palestra sobre alimentação para pacientes com câncer

Secretaria da Saúde de Juazeiro vai realizar palestra sobre alimentação para pacientes com câncer

Na próxima segunda-feira (17), pacientes com câncer assistidos pelo Tratamento Fora de Domicílio (TFD) irão participar de uma palestra sobre cuidados com a alimentação promovida pela Secretaria da Saúde. O objetivo do encontro é proporcionar conhecimentos nutricionais e apoio psicológico para que tenham mais resistência nutritiva e emocional durante o tratamento.

A roda de conversa acontece na sala de espera da SESAU, na Avenida Adolfo Viana, Shopping Águas Center, a partir das 8h. A ação da secretaria irá se estender também à casa de apoio em Salvador.

Atualmente, mais de 60% dos pacientes que utilizam o TFD em Juazeiro são pessoas com câncer. Com essa palestra, a SESAU espera munir os pacientes e acompanhantes de mais informações. De acordo com a nutricionista Lívia Lima a alimentação é fundamental no processo de tratamento. “Devemos ter consciência que a ingestão de frutas, verduras, carboidratos, ferro, minerais, vitaminas através da alimentação também deve ser encarada como medicação para o tratamento. Um organismo que recebe os nutrientes necessários reage melhor às ações danosas ocasionadas pela quimioterapia e radioterapia”, descreveu.

Lívia ainda ressalta que ao receber o diagnóstico os pacientes se preocupam muito com o que não podem comer e não se interessam pelo que podem consumir. “Costumo dizer que existem mais possibilidades de alimentos que podem ser consumidos que o contrário. Uma coisa que deve ser levada para nossa vida, independente de doença é que precisamos evitar alimentos enlatados, embutidos, com alto teor de sódio, açúcares, bebidas alcoólicas, tudo isso é maléfico para nossa saúde. Precisamos desembalar menos e descascar mais, assim teremos uma vida mais saudável”, expressou.  

A SESAU reforça ainda que esse momento de conversa e informação não será restrito apenas aos pacientes. Quem quiser se informar sobre alimentação para pacientes com câncer pode se dirigir na segunda-feira à sede da SESAU e participar.

Débora Sousa/SESAU