População de Pernambuco recebe orientação sobre como combater o trabalho infantil

Com o período de alta estação e a folia carnavalesca se aproximando, o Governo de Pernambuco iniciou, neste sábado (08), a nova campanha do programa estadual Praia Legal, que promove abordagens sociais em pontos estratégicos para orientar a população e comerciantes, além da rede hoteleira e taxistas, sobre os malefícios do trabalho infantil.

A praia de Boa Viagem, no Recife, foi o primeiro local a receber a conscientização. Além da distribuição de material informativo, as equipes da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) e da Prefeitura do Recife entregaram pulseiras de identificação para os pais e responsáveis das crianças e adolescentes. 

Entre as pessoas que receberam orientações dos profissionais, a professora Vilma Silva destacou que a ação é necessária para que haja o compartilhamento da informação.  "É preciso que mais pessoas se conscientizem sobre a importância de garantir, principalmente, educação e lazer às crianças e evitar que elas estejam nas ruas inseguras e próximas ao perigo", afirmou. Aproveitando a praia com os filhos, a doméstica Vanessa Carla recebeu as pulseiras de identificação e ressaltou que a prática vai ajudá-la a ficar mais tranquila durante o dia de lazer. "Apesar de sempre estar atenta, o uso das pulseiras é uma solução para que a criança seja rapidamente identificada e entregue aos pais. Isso permite que a gente fique menos tempo angustiada caso elas se percam", apontou. 

O secretário da SDSCJ, Sileno Guedes, destaca que o programa vai executar atividades contínuas durante todo o ano, levando informação, fazendo monitoramentos e conscientizando a população. "Nosso objetivo é contribuir com a erradicação das violações a este público, principalmente, o trabalho infantil, que é frequente no comércio informal do litoral. É importante nos unirmos numa só corrente, pois essa é uma responsabilidade de todos nós, enquanto cidadãos", pontuou o Guedes. 

As próximas ações do Praia Legal vão acontecer entre os dia 17 e 20 deste mês em Itamaracá, Olinda, Recife e Jaboatão dos Guararapes. As atividades serão em parceria com o programa estadual Atenção Redobrada, que também está sob coordenação da SDSCJ, que foca no enfrentamento a exploração e abuso sexual e venda de bebidas alcoólicas ao público com menos de 18 anos. 

Praia Sem Barreiras - Além da ação de conscientização do programa Praia Legal,  as equipes da Superintendência de Apoio à Pessoa com Deficiência (Sead), da SDSCJ, participaram da ação de Carnaval do Praia Sem Barreiras, projeto que fortalece o turismo acessível. Vans adaptadas do PE Conduz transportaram os usuários do programa para o evento, que aconteceu das 9h às 12h, no Posto 7, da Praia de Boa Viagem.

Ascom SEI PE