RedeGN - FILAS MARCAM PERÍODO DE MATRÍCULAS DA REDE ESTADUAL EM JUAZEIRO

FILAS MARCAM PERÍODO DE MATRÍCULAS DA REDE ESTADUAL EM JUAZEIRO

Embora a Secretaria da Educação do Estado da Bahia destaque em nota enviada ao Blog GJ Notícias que há vagas para todos os estudantes que procurarem a rede estadual de ensino pais de alunos estão desde a madrugada desta segunda-feira, dia 20, em fila na porta do Colégio Estadual Lomanto Junior, em Juazeiro (BA).

Na manhã desta terça-feira (21) eles mantiveram contato com este noticioso pedindo a presença da nossa reportagem dada a dificuldade para assegurar a matrícula dos filhos. João Paulo do bairro Alto do Alencar argumentou que o sistema online está travado e por isso, recorreu ao colégio para tentar assegurar a vaga para o filho.

A reportagem tentou um contato com a direção do estabelecimento de ensino, mas foi informada por um fiscal de postura que o diretor não podia atender porque estava matriculando o primeiro ano. “A direção do colégio já encaminhou e-mail à Secretaria de Educação da Bahia e aguarda resposta para ver se disponibiliza mais 70 vagas para o 6° ano. O problema é que em razão da municipalização de algumas escolas estaduais os pais e alunos estão recorrendo ao Lomanto Junior que não tem capacidade abrigar a todos os pretendentes” explicou.

Na nota, a Secretaria de Educação da Bahia informa que não há necessidade de formação de filas. As matrículas podem ser feitas via internet, por dispositivos móveis como tablets e celulares. Basta que os pais ou responsáveis baixem o aplicativo do SAC Digital nas lojas APP Store ou Google Play, ou façam o cadastro através do link https://www.sacdigital.ba.gov.br/ para realizar a pré-matrícula e garantir a vaga dos seus filhos.

Quem não tiver acesso à internet poderá se dirigir a qualquer unidade escolar da rede estadual mais próxima e sem filas, independentemente de ser o colégio onde o aluno irá estudar, e solicitar a matrícula para a unidade onde o estudante deseja estudar em 2020 e com disponibilidade de vagas, observando o cronograma abaixo:

20/01/2020 - Transferência de estudantes da Rede Estadual que tiveram frequência regular no ano letivo de 2019, para outra escola estadual.

21 e 22/01/2020 - Matrícula de estudantes que concluíram o 5º ano ou 9º ano do Ensino Fundamental na rede municipal de ensino, no ano letivo de 2019, cujas escolas não ofereçam a série subsequente em 2020.

23/01/2020 – Matrícula de estudantes novos no Ensino Fundamental.

24/01 e 27/01/2020 - Matrícula de estudantes novos no Ensino Médio.

30 e 31/01/2020 - Confirmação da matrícula dos estudantes inscritos na pré-matrícula da Educação Especial 

A Secretaria reforça que, no ato da nova matrícula, na confirmação da matrícula realizada via internet e na confirmação da pré-matrícula para o público da educação especial, deverão ser apresentados os seguintes documentos:

Original do Histórico Escolar ou Atestado de Escolaridade, firmado pela direção da unidade escolar (deve ser substituído pelo Histórico em até 30 dias);

Original e cópia da Certidão de Registro Civil ou RG;

Original e cópia do CPF (obrigatório para a Educação Profissional em todas as modalidades e formas de articulação, bem como no ensino médio e suas modalidades);

Original e cópia legível com data recente do comprovante de residência (Água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, Internet, contrato de aluguel, IPTU, cartão de crédito ou TV por assinatura);

Original e cópia da Carteira de Vacinação (para estudantes de até 18 anos).

Mais informações no Portal da educação (www.educacao.ba.gov.br/matricula).

Da redação Foto: Geraldo José