RedeGN - Na Zona Rural, motociclistas circulam livremente sem capacete em Juazeiro e Petrolina

Na Zona Rural, motociclistas circulam livremente sem capacete em Juazeiro e Petrolina

Os cuidados com a segurança no trânsito são fundamentais para evitar acidentes. Na Zona Rural de Juazeiro e Petrolina a reportagem do Blog Geraldo José flagrou dezenas de condutores ignorando regras de trânsito e não fazem o uso de capacete, equipamento  indispensável na condução de motocicletas.

No Distrito de Maniçoba, localizado em Juazeiro é um "verdadeiro local sem lei e regras de trânsito". Fotos mostram até três pessoas numa mesmo moto. Em Petrolina o péssimo exemplo também não foge a regra nos núcleos 10 e 11 do Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho. Os motociclistas circulam pelas ruas sem o equipamento de proteção. 

A falta de fiscalização favorece o não uso do capacete na localidade. “Os carros das autoridades não andam aqui. Só em tempo de eleição", ironiza um dos moradores de Maniçoba. Os motociclistas são os maiores responsáveis pelas ocupações dos Hospitais de Juazeiro e Petrolina. Um dos grandes problemas da saúde pública no Brasil atualmente são os acidentes com motocicletas.

Os acidentes de trânsito registrados na Bahia fizeram 24.479 vítimas fatais de 2009 a 2018. Desse total, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) indica que aproximadamente 60% das ocorrências foram com o uso de motocicletas. A redação deste Blog Geraldo José não conseguiu os dados com o número de acidentes que envolvem motos entre janeiro a outubro de 2019 em Juazeiro e Petrolina.

Redação Blog