Exibição do documentário Mulheres do Licuri em Itiúba

Na noite de sábado (26/10), as licurizeiras da Comunidade de Três Ladeiras/ Itiúba foram homenageadas com o documentário "Mulheres do Licuri", da jornalista Ilanna Barbosa. O evento aconteceu na 12ª edição da Festa do Licuri, que esse ano trouxe o tema:  Licuri, Patrimônio Biocultural dos Povos da Caatinga.

Durante a tarde, comunidades, visitantes da região norte da Bahia e estudiosos  esperavam ansiosos pela exibição do filme. Patrícia Simões, uma das mulheres protagonista do filme se sentia feliz e contemplada com o documentário. "É uma sensação maravilhosa ter a oportunidade de fazer parte desse trabalho e mostrar junto as minhas companheiras a nossa rotina na extração e beneficiamento do licuri. Este trabalho incentiva ainda mais nós, mulheres aqui da comunidade, a continuar lutando para melhorar nossa renda e garantir a qualidade de vida ",  exclamou Patrícia.

O filme foi resultado do Trabalho de Conclusão de Curso em Jornalismo em Multimeios pela Universidade do Estado da Bahia, campus Juazeiro. A jornalista percebeu na produção audiovisual uma forma de valorizar a vida das mulheres que buscam garantir a renda familiar, a valorização e a comercialização dos produtos da região. "A gente tem o licuri como nossa fonte de renda e precisamos que nossos produtos tenham maior alcance. O documentário de Ilanna veio para dar visibilidade ao nosso trabalho," afirmou Elton Simões, um dos organizadores do evento.

Para a jornalista e documentarista Ilanna Barborsa, o audiovisual tende a despertar e instigar o espectador a reconhecer o trabalho das mulheres na cadeia produtiva do licuri e foi isso que a estimulou a produzir o documentário. "O objetivo do filme Mulheres do Licuri foi alcançado, pois eu queria chamar a atenção principalmente da comunidade  sobre a riqueza e a força que essas mulheres e o licuri têm e podem fazer pela região. O licuri não é importante apenas pela viabilidade comercial, mas sim pela valorização do trabalho das mulheres e a permanência da cultura local. Desenvolver esse trabalho me causou transformação e a certeza de que juntas podemos construir  uma sociedade mais justa para nós, mulheres, que temos coragem e somos uma força produtiva das mais importante no semiárido", Afirmou Ilanna.

O documentário conta a trajetória de Patrícia Simões, Josilene Simões, Veraldina Pereira, Maria da Costa e Veronice de Martins Paixão que lutam para garantir a coleta do licuri e o seu beneficiamento.

Por Maiara de Souza Santos Jornalista em Multimeios- UNEB