Nos anais da história da guarda municipal de Petrolina-PE, muitos gestores estiveram à frente da entidade dando a sua contribuição para o crescimento da mesma. Temos plena consciência que poderiam ter feito muito mais, mas, nem por isso a nossa guarda ficou omissa ou no anonimato no que diz respeito à segurança pública de nossa cidade.
Vemos visivelmente as suas viaturas e motos pelas ruas, avenidas e bairros periféricos, fazendo ação de presença nas escolas, creches, repartições públicas e agindo ostensivamente quando necessário.
Ao longo do tempo houve um considerável crescimento da guarda, mas cremos que precisamos avançar mais, e uma instituição equipada e bem aparelhada dá uma sensação de segurança a sociedade, como também entusiasma cada um guarda no exercício da sua função.
Estamos inseridos no artigo 144 como uma força auxiliar em relação às demais forças de acordo com a constituição brasileira, e temos como responsabilidade cuidar de bens, serviços e instalações públicas. Porém, na atual conjuntura em que se encontra o país, com a proliferação de crimes, o consumo de drogas de quaisquer natureza, é importante ressaltar que a nossa atuação não se limita só a isto, e cremos que a guarda municipal está capacitada para agir e ultrapassar as limitações impostas pelo referido artigo, pois a mesma fora treinada e bem instruída pela polícia federal, polícia militar e está apta conforme a matriz curricular do Senasp.
O momento é oportuno para dizer que o que está exposto nesta folha de papel, é o sentimento de cada agente público que veste as cores da farda azul.
Finalmente, queremos estender as nossas mais sinceras saudações ao Coronel Daniel que está a frente desta instituição, dando uma maior visibilidade a esta corporação, através da sua experiência acumulada ao longo dos anos, a fim de que a estrutura organizacional da nossa guarda prospere e receba o reconhecimento da cidade na prestação de bons serviços, e acima de tudo respeitada no contexto de segurança pública.
ANTONIO DAMIÃO OLIVEIRA DA SILVA (guarda municipal, professor e poeta)
2 comentários
14 de Jan / 2011 às 10h37
Com toda certeza a secretaria de segurança cidadã e o prefeito Júlio Lóssio estão fazendo um bom trabalho. É tanto que o índice de violência diminui aqui na cidade e isso é resultado de investimentos da gestão municipal na segurança, como aumento da frota de carros, capacitação dos guardas municipais, comprar de equipamentos novos, etc. Eu quero parabenizar o governo que pode ser chamado da gestão da paz.
14 de Jan / 2011 às 11h09
Todos estão de parabéns o Coronel Daniel, a guarda municipal e o prefeito Julio Lossio!!!