RedeGN - LEITOR ENALTECE TRABALHO DA GUARDA MUNICIPAL DE PETROLINA

LEITOR ENALTECE TRABALHO DA GUARDA MUNICIPAL DE PETROLINA

Nos anais da história da guarda municipal de Petrolina-PE, muitos gestores estiveram à frente da entidade dando a sua contribuição para o crescimento da mesma. Temos plena consciência que poderiam ter feito muito mais, mas, nem por isso a nossa guarda ficou omissa ou no anonimato no que diz respeito à segurança pública de nossa cidade. 

Vemos visivelmente as suas viaturas e motos pelas ruas, avenidas e bairros periféricos, fazendo ação de presença nas escolas, creches, repartições públicas e agindo ostensivamente quando necessário. 

Ao longo do tempo houve um considerável crescimento da guarda, mas cremos que precisamos avançar mais, e uma instituição equipada e bem aparelhada dá uma sensação de segurança a sociedade, como também entusiasma cada um guarda no exercício da sua função. 

Estamos inseridos no artigo 144 como uma força auxiliar em relação às demais forças de acordo com a constituição brasileira, e temos como responsabilidade cuidar de bens, serviços e instalações públicas. Porém, na atual conjuntura em que se encontra o país, com a proliferação de crimes, o consumo de drogas de quaisquer natureza, é importante ressaltar que a nossa atuação não se limita só a isto, e cremos que a guarda municipal está capacitada para agir e ultrapassar as limitações impostas pelo referido artigo, pois a mesma fora treinada e bem instruída pela polícia federal, polícia militar e está apta conforme a matriz curricular do Senasp. 

O momento é oportuno para dizer que o que está exposto nesta folha de papel, é o sentimento de cada agente público que veste as cores da farda azul. 

Finalmente, queremos estender as nossas mais sinceras saudações ao Coronel Daniel  que está a frente desta instituição, dando uma maior visibilidade a esta corporação, através da sua experiência acumulada ao longo dos anos, a fim de que a estrutura organizacional da nossa guarda prospere e receba o reconhecimento da cidade na prestação de bons serviços, e acima de tudo respeitada no contexto de segurança pública. 

ANTONIO DAMIÃO OLIVEIRA DA SILVA (guarda municipal, professor e poeta)