RedeGN - Grupo de Apoio às Mães de Prematuros do HDM promoveu mostra de fotos e roda de conversa sobre amamentação em Juazeiro

Grupo de Apoio às Mães de Prematuros do HDM promoveu mostra de fotos e roda de conversa sobre amamentação em Juazeiro

O Grupo de Apoio às Mães de Prematuros do Hospital Dom Malan (GAMP) promoveu, nos dias 16, 17 e 18, uma mostra da exposição de fotos "Dona Mamada Multiplicando Vidas" no Juá Garden Shopping, em Juazeiro-BA. A ação, em prol do Agosto Dourado e da amamentação, também contou com uma roda de conversa no sábado, que teve a participação da coordenadora médica do Biama, Flávia Guimarães, da enfermeira Joyce Fonseca, da representante do GAMP, Juliana Benevides, e da fotógrafa Luíse Sarmento.

A responsável pelo banco de leite falou sobre os tipos de mamilos, pega correta, bons hábitos para amamentação e a importância do aleitamento materno. "Dra. Flávia é uma apoiadora do GAMP, uma pediatra referência em amamentação, doação de leite e humanização. Então, é um prazer tê-la conosco", disse Juliana ao final e em tom de agradecimento. Na oportunidade, as mulheres presentes puderam tirar suas dúvidas e adquirir um pouco mais de conhecimento. "Informação gera empoderamento. E empoderamento é a chave para a amamentação", ressaltou a médica.

Sobre a mostra, Juliana garante que sensibilizou. "A gente vê no olhar das pessoas o quanto uma imagem pode despertar sentimentos. Estamos muito felizes e acredito que cumprimos o nosso papel", disse sobre o fato da exposição fotográfica ter tomado uma dimensão tão grande que ultrapassou os muros do hospital.

Sobre o convite para participar do projeto, Luíse é enfática: "Foi um grande prazer para mim, pois a amamentação é algo que me sensibiliza muito. O meu filho nasceu com disfunção oral e eu só consegui amamentá-lo com a ajuda do Biama. Então, esse ensaio é uma pequena devolutiva".

O Agosto Dourado é o mês da amamentação em todo o Brasil. "Aqui no Dom Malan nós tentamos abordar o tema através de todas as artes e de uma forma desromantizada, com o objetivo de ajudar as mulheres que têm dificuldade para alimentar o seu bebê. Realizamos a Semana da Amamentação, tivemos essa mostra passando pelo River Shopping e Juá Garden, a roda de conversa e até o final do mês teremos muito mais", garante Dra. Flávia, que também é presidente da Comissão de Amamentação do HDM.

Anna Monteiro-Hospital Dom Malan