Prefeitura intensifica apreensão de animais em Juazeiro 

A Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) intensificou esta semana a apreensão de animais de médio e grande porte que estavam circulando pela zona urbana e bairros de Juazeiro. A secretaria lembra aos proprietários dos animais que a criação deve acontecer em locais propícios para que não fiquem circulando pelas vias, pois serão apreendidos para que não cause risco à população.

Até esta sexta-feira (09) 38 animais foram apreendidos e as espécies mais recolhidas foram: cavalos, jumentos, burros e bodes, sendo 32 só de caprinos e ovinos. De acordo com o Art 74 do Código de Polícia Administrativo, os animais encontrados nas vias e logradouros públicos, ainda que devidamente identificados, serão apreendidos e recolhidos ao curral municipal. Esses animais são encaminhados para o curral municipal e só saem mediante pagamento de multa que é aplicado em cada unidade. As multas têm variação de um a cinco VRF (Valor de Referência Fiscal) que descrito em espécie varia de R$ 129,05 a R$ 645,25. 

A criação de animais requer uma série de cuidados desde o ambiente até a alimentação e, segundo Jadosn Barros, Secretário da SEMAURB, “esses cuidados são para a segurança do animal já que uma vez solto pode causar acidentes, por isso estamos trabalhando diariamente para que isso não ocorra. Ressaltamos mais uma vez que necessitamos da compreensão dos proprietários, em especial dos donos de animais de médio e grande porte que não os deixem soltos. Precisamos da ajuda de cada um para mantermos nossa cidade ordeira e organizada”, pontuou.

Débora Sousa/SEMAURB