RedeGN - Vereador de Petrolina diz que prefeito de Juazeiro, Paulo Bonfim, está perdido e situação da saúde é grave

Vereador de Petrolina diz que prefeito de Juazeiro, Paulo Bonfim, está perdido e situação da saúde é grave

A crise no setor de saúde ultrapassou de vez a divisa entre Bahia, Juazeiro e Petrolina, Pernambuco. Durante participação em um Programa de Rádio na Rádio Grande Rio Fm, na manhã desta quinta-feira (8), o vereador Major Enfermeiro, que tem mandato em Petrolina, avaliou que o "prefeito Paulo Bonfim, de Juazeiro está completamente perdido".

O vereador também denunciou "a situação precária de atendimento do Hospital Universitário em Petrolina". Diversos ouvintes ligaram reclamando que "é uma tristeza, falta até fisioterapeutas e a superlotação é evidente". Conforme divulgado neste Blog Geraldo José, o Sanatório Nossa Senhora de Fátima, localizado em Juazeiro-BA, atende pacientes da Rede PEBA, do SUS, envolvendo 53 municípios dos Estados da Bahia, Pernambuco e Piauí.

Para cobrir as despesas de folha de pagamento, remédios e empréstimos feitos para cobrir despesas do período que a entidade estava sem receber verbas, o sanatório gasta em média 250 mil (Duzentos e cinquenta mil reais) por mês. Desses recursos, 113 mil (cento e treze mil) são provenientes do Governo Federal. O restante era repassado até janeiro de 2019 pela prefeitura de Juazeiro. 

Dos 82 pacientes internados, de julho para cá, 25 foram dispensados por falta de recursos. Os 57 restantes podem ser dispensados porque o sanatório não tem como se manter apenas com os recursos atuais. 30% dos pacientes são de Juazeiro, 15% de Petrolina, os outros, dos municípios da rede PEBA que apenas encaminham os pacientes e não repassam nenhum recurso ao hospital psiquiátrico. 

A folha de pagamento do sanatório gira em torno de 90 mil reais (noventa mil reais) e os profissionais também podem ser demitidos com o fechamento da unidade de saúde mental. A preocupação é das dezenas de famílias que não tem onde tratar os pacientes na rede privada.

Na quarta-feira (07), os vereadores Major Enfermeiro, Zenildo do Alto do Cocar, Gilberto Melo e Cristina Costa se reuniram com a direção do Sanatório Nossa Senhora de Fátima, Maria Olívia Dewilson Oliveira e Ivonete de Souza Silva Melo, para buscar soluções e evitar o fechamento da unidade.

O encaminhamento dado foi marcar encontros com o Ministério Público Federal, Secretarias Municipais de Saúde de Petrolina e Juazeiro e Prefeitos dos dois municípios. Os parlamentares também pretendem marcar uma audiência pública para chamar os municípios da Rede PEBA que encaminham pacientes ao Sanatório Nossa Senhora de Fátima.

Redação Blog Foto: Arquivo